Publicado em: 08/08/2024 às 11:10hs
A mais recente projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) aponta para um aumento significativo na área plantada de algodão em Mato Grosso para a safra 2023/24. Estima-se que a cultura ocupe 1,46 milhão de hectares, o que representa um crescimento de 1,62% em relação ao último relatório e um expressivo aumento de 21,71% comparado à safra anterior. Esse incremento foi motivado, principalmente, pela maior rentabilidade do algodão em relação ao milho, incentivando os produtores que já dispunham de infraestrutura adequada a investir na cultura.
O boletim semanal do algodão, divulgado pelo IMEA, também destaca que o rendimento médio esperado para o estado permanece alinhado com a média estadual, estimada em 291,16 arrobas por hectare para o algodão em caroço. No entanto, foram realizados ajustes nas médias regionais. À medida que as atividades de campo avançam, será possível obter uma avaliação mais precisa do rendimento final da safra.
Com as revisões na área plantada e na produtividade, a produção de algodão em caroço em Mato Grosso foi estimada em 6,39 milhões de toneladas, um volume 1,62% superior à previsão do mês anterior.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias