Transgênicos

Primeiro plantio de OGM no Reino Unido

"Os novos regulamentos facilitam"


Publicado em: 23/06/2022 às 09:20hs

Primeiro plantio de OGM no Reino Unido

A equipe de campo da Rothamsted Research alcançou a primeira vez no Reino Unido este mês plantando sementes de Camelina sativa editadas por genes, apenas algumas semanas após os regulamentos sobre testes de campo [com culturas editadas por genes], permitindo aos pesquisadores mais liberdade para planejar seus experimentos em campo.

A parcela foi preparada e plantada em poucas horas com uma semeadora projetada especificamente para as quantidades relativamente pequenas de sementes usadas em testes de campo. No entanto, a grande diferença foi a economia de tempo na solicitação de permissão para realizar o julgamento.

De acordo com os regulamentos anteriores, os locais de teste tinham que ser especificamente identificados e a permissão aplicada ao Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA) após um procedimento de solicitação detalhado. Agora, com o novo status Qualifying Higher Plant (QHP) do governo - a classificação pós-UE de culturas não transgênicas - as plantas podem ser cultivadas em qualquer lugar nas fazendas de Rothamsted. Para o teste atual, o processo de aprovação do status QHP levou apenas alguns minutos, em comparação com os meses exigidos pelos antigos regulamentos pré-Brexit, que agrupavam culturas geneticamente modificadas e editadas.

O professor Johnathan Napier, que lidera a pesquisa de Rothamsted sobre plantas de camelina editadas por genes que podem produzir óleos ômega-3 de cadeia longa, disse: "Os novos regulamentos facilitam consideravelmente a realização de testes de pesquisa e estamos muito satisfeitos por poder usá-lo imediatamente. Estou entusiasmado com as oportunidades que o novo status de QHP trará em termos de redução da carga regulatória e no avanço de nossa pesquisa e desenvolvimento de oleaginosas com melhor nutrição e maior rendimento.”

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias