Transgênicos

Beterraba sacarina muda a narrativa dos OGMs

Faz apenas alguns anos desde que os produtores de beterraba açucareira dos EUA enfrentaram uma potencial crise financeira


Publicado em: 13/11/2020 às 13:40hs

Beterraba sacarina muda a narrativa dos OGMs

A indústria da beterraba açucareira nos Estados Unidos foi fundamental para mudar o discurso negativo sobre a biotecnologia agrícola. Essa tecnologia tem permitido aumentar seus rendimentos, o nível de açúcar extraído, ao mesmo tempo em que reduz o uso de herbicidas e combustível, bem como o impacto ambiental associado. 

Faz apenas alguns anos desde que os produtores de beterraba açucareira dos EUA enfrentaram uma potencial crise financeira devido às percepções públicas negativas sobre produtos alimentícios derivados da biotecnologia. No entanto, hoje a indústria da beterraba está mudando a narrativa, aproveitando o que já foi seu calcanhar de Aquiles: a adoção universal de sementes de organismos geneticamente modificados (OGMs). 

Desde 2009, a safra de beterraba do país foi plantada quase inteiramente com sementes geneticamente modificadas para resistir ao herbicida glifosato, que é produzido na fábrica de Soda Springs da Bayer. Ultimamente, para atingir uma base de consumidores cada vez mais consciente com o meio ambiente, a indústria da beterraba tem divulgado como a biotecnologia tornou seu sistema de produção agrícola muito mais sustentável. 

"Temos muitos dados", disse Scott Herndon, vice-presidente e conselheiro geral da Associação Americana de Produtores de Beterraba. “Apresentamos algo à National Academy of Sciences, onde identificamos 25 benefícios ambientais alcançados por meio de sementes biotecnológicas relacionadas à água, solo e ar”, completou. 

Herndon explicou que o gene adicionado para conferir resistência ao glifosato às beterrabas transgênicas é completamente removido no processamento do açúcar. Ele fez referência a testes de laboratório conduzidos por sua indústria, mostrando que o açúcar acabado produzido pelos produtores de beterraba nos Estados Unidos é idêntico ao açúcar orgânico e à cana em geral.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias