T. da Informação

Software de gestão de contratos agrícolas da SAP traz melhorias nas funções contábeis

O SAP ACM é pioneiro no mercado nacional de agronegócios e foi desenvolvido no SAP Labs Latin America, localizado no Rio Grande do Sul


Publicado em: 08/05/2014 às 08:10hs

Software de gestão de contratos agrícolas da SAP traz melhorias nas funções contábeis

A SAP acaba de finalizar a terceira atualização de sua solução de gestão de contratos agrícolas, SAP Agricultural Contract Management (ACM). Lançada em 2012 a fim de atender a uma crescente demanda do mercado brasileiro, o software foi atualizado com novos recursos para tornar mais dinâmico o fluxo de negócios das áreas comerciais das empresas do segmento. A nova versão, compatível com as soluções de gestão da SAP, agora ganha novas funcionalidades contábeis como: entrega futura, operação triangular e remessa para armazenagem de contratos.

Desenvolvida no SAP Labs Latin America – centro de desenvolvimento e de localização de soluções SAP localizado na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul –, o SAP ACM é o primeiro software da fornecedora voltada especificamente para agricultura. “O Brasil é o terceiro maior mercado da SAP em todo o mundo e o agronegócio é uma atividade muito importante na economia do país. Existe muita oportunidade de negócio no segmento e por isso criamos um sistema que atende às necessidades e peculiaridades do mercado local”, comenta Stefan Wagner, o presidente do SAP Labs Latin America. O trabalho de desenvolvimento da aplicação durou um ano.

O SAP ACM faz a gestão de contratos agrícolas de grãos, como soja e milho. Com essa solução, empresas da agroindústria terão domínio das relações na cadeia de suprimento de matéria-prima, possibilitando: identificar fornecedores de grãos; gerenciar o volume, o preço e a qualidade; controlar prazos de entrega e adiantamentos; e acompanhar a liquidação parcial e final do contrato – podendo ser por uma ou mais safras. “A solução da SAP ajuda a garantir o planejamento preciso do suprimento e assegura transparência do desempenho de contratos individuais durante toda a validade do documento e junto a fornecedores, parceiros e clientes”, explica o especialista em soluções de agronegócios da SAP Brasil, Cláudio Lot.

De acordo com o estudo publicado realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em parceria com a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a demanda mundial por diversos tipos de alimentos deve crescer 40% entre 2009 e 2019. Em se tratando de produção da soja, segundo os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento, de março de 2013, e do USDA (United States Department of Agriculture), o Brasil é responsável por cerca de 30% do total mundial.

“Diante desse cenário de expansão de demanda e do Brasil como um importante player do agronegócio global, o SAP ACM pode ajudar as empresas a melhorar a produtividade para poder concorrer melhor não só no mercado local, mas também mundial”, conclui Lot.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

◄ Leia outras notícias