T. da Informação

Sistema Abrapa de Identificação está pronto para operar na safra 2013/14

O Sistema Abrapa de Identificação (SAI) já está pronto para operar na safra 2013/2014


Publicado em: 17/03/2014 às 12:50hs

Sistema Abrapa de Identificação está pronto para operar na safra 2013/14

A partir de segunda-feira (17.03) as algodoeiras já poderão solicitar as etiquetas e escolher a gráfica que for mais conveniente para cada uma. Para esta safra o Sai vem com algumas novidades. Entre elas está a nova etiqueta, que teve seu tamanho ampliado e a cor mudada. “Tudo que vem sendo feito é para facilitar o trabalho das usinas/algodoeiras, estaduais e gráficas na geração, impressão e utilização das etiquetas”, afirma o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso.

O layout foi aprimorado e ganhou novidades que facilitam a leitura do código de barras. A principal mudança está na largura da etiqueta, que ganhou mais 1cm, saindo de 10cm para 11cm. Com isso, foi possível aumentar a largura dos códigos de barras. O código principal saiu de 7,6cm para 9,7cm, um ganho de 2,1cm. Os códigos auxiliares (A a F) passam a ter 8,6cm, um aumento de 1,6cm ante os 7cm da antiga etiqueta.

Além do tamanho, a coloração da etiqueta também mudou. O tom de amarelo passa a ser mais claro, o que também auxilia a leitura do laser no código de barras, inclusive a céu aberto. Com esta alteração na etiqueta, o Sistema SAI também sofreu mudanças que geram uma visualização mais fácil e dinâmica para os usuários.

TERMO – O Termo de Compromisso para utilização do SAI também sofreu uma alteração. Agora ele tem um novo compromisso para as usinas/algodoeiras: seguir as determinações da Instrução Normativa nº 63, de 5 de dezembro de 2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que determina o Regulamento Técnico de Identidade e de Qualidade para a Classificação do Algodão em Pluma.

GRÁFICAS – O processo de seleção de gráficas para a impressão das etiquetas SAI e dos selos ABR está concluído. As três gráficas escolhidas poderão ser acionadas pelas algodoeiras a partir da segunda-feira, 17 de março.

As escolhidas deste ano foram a Alphacolor, de São Paulo; a Aplic, de Goiânia; e a Clair, de Cuiabá. Elas serão responsáveis pela impressão das etiquetas pelos próximos dois anos.

Fonte: Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão

◄ Leia outras notícias