T. da Informação

Por meio das agtechs, agronegócio brasileiro passa por reformulações

De acordo com relatório de inteligência do SIS/Sebrae, o agronegócio representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera empregos para mais de 10% da população em todos os cantos do país


Publicado em: 24/06/2019 às 08:40hs

Por meio das agtechs, agronegócio brasileiro passa por reformulações

Além de ser um dos setores que mais crescem no Brasil, é por meio das empresas e das iniciativas do agro que a economia do país está em constante movimento.

Como alternativa para manter o crescimento e a produtividade, o setor agropecuário vem passando por diversas reformulações, entre elas, o surgimento de startups voltados para o agronegócio e também de empresas que incentivam pesquisas no setor.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de agtechs no Brasil subiu de 303 para 314 em 2019. Ao menos em 70% do território brasileiro existe uma agtech com o intuito de aumentar a produtividade no campo, reduzir gastos e otimizar tempo. Cinco estados brasileiros estão entre os destaques: São Paulo (26,7%), Minas Gerais (14%), Rio Grande do Sul (13%), Paraná (11,7%) e Santa Catarina (7,9%).

Com o intuito de revolucionar o setor, algumas soluções são propostas pelas agtechs, entre elas:

Inteligência agronômica

A Agrosmart, plataforma de agricultura digital líder na América Latina, entrega inteligência agronômica para diferentes partes da cadeia produtiva, por meio de informações e recomendações que otimizam os resultados, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e resiliente ao clima. O sistema dispensa a necessidade de cobertura de internet ou celular no campo para envio de dados ao produtor, todas as informações são coletadas e integradas em uma só plataforma, simplificando o acesso à informação e gestão da fazenda ou cadeia de produção.

Investimento Venture Capital nas agtechs

Com objetivo de ajudar no desenvolvimento do setor e impulsionar negócios que tenham tecnologias inovadoras, com alto impacto e potencial de crescimento, a SP Ventures, referência na condução de investimentos em Venture Capital no Brasil, é gestora responsável pelos investimentos do Fundo de Inovação Paulista (FIP), veículo que conta com aporte de recursos de Desenvolve SP, FINEP, FAPESP, Sebrae- SP e Jive Investment.

Parte majoritária dos recursos financeiros é direcionada à tese agropecuária, com portfólio de investimento concentrado junto ao Agtech Valley, polo de empreendedorismo agrícola localizado em Piracicaba – SP e região. Atualmente, a SP Ventures é internacionalmente reconhecida como uma das principais casas de ventures capital em agtechs, com liderança global se analisado o segmento das tecnologias voltadas à agricultura tropical.

Investimento em pesquisa e inovação

Com o intuito de potencializar a inovação e a pesquisa no agronegócio e meio ambiente, a Fundepag, além de conectar o mercado de ponta a ponta, aproxima pesquisadores, institutos, hubs de inovação e de negócios em expansão ao ecossistema de empreendedorismo com o intuito de capturar sinergias e oportunidades para desenvolver inovações que vão de encontro com os desafios e necessidades desse setor.

Tecnologia a favor do plantio de arroz brasileiro

O arroz é um daqueles alimentos que não podem faltar na mesa do brasileiro. Mas, essa familiaridade com o grão vai muito além do consumo: ela também faz do país o maior produtor fora da Ásia com um cultivo que se estende por 1,96 milhões de hectares. Com isso, diversas ações buscam melhorar ainda mais os resultados da rizicultura no país.

Exemplo disso é a solução apresentada pela Agrize, startup catarinense que, atualmente, passa por aceleração na Spin. Criada em 2015, ela nasceu com o objetivo de facilitar a vida do agricultor através da tecnologia. "O que fizemos foi questionar: e se houvesse um método mais seguro e eficiente de proteger as lavouras?", explica Igor Luduwichack da Silva, CEO da Agrize e engenheiro de produção. E a resposta foi: sim! Dessa forma, surgiu o método inovador de pulverização agrícola, substituindo o trator por um drone. A solução garante agilidade e segurança, pois a aplicação dos defensivos agrícolas ocorre de forma remota, não deixando o operador exposto aos venenos. E não são só os rizicultores que ganham com a medida. Os consumidores têm menos chance de ingerir arroz com agrotóxico.

Desenvolvimento de produtos naturais de origem vegetal

A Arborea Biotech atua na pesquisa e desenvolvimento de compostos com potencial para indústrias dos setores de alimentos, farmacêutico, cosmético e químico e na prestação de serviços de assessoria em biotecnologia de produtos naturais de origem vegetal. A startup selecionada como destaque do programa InovAtiva Brasil 2016.2 tem como diferencial a busca por soluções sustentáveis para aumentar a produção de compostos vegetais com potencial biotecnológico, aprimorando a utilização dos recursos e evitando a exploração das florestas e o extrativismo ilegal.

Produtores de gado de corte e a rápida tomada de decisão

A Intergado - startup que desenvolve e disponibiliza soluções de pecuária de precisão que melhoram a qualidade da informação e maximizam os resultados financeiros dos clientes - tem a intenção de transformar o agronegócio brasileiro e auxiliar os produtores de gado de corte na rápida tomada de decisão. Para isso, utiliza hardwares e softwares para aperfeiçoar os serviços alimentares e de engorda para os criadores de rebanho e instituições de pesquisas.

A empresa teve a sua primeira patente, composta por uma plataforma de rastreabilidade e gestão para a bovinocultura, aprovada no início de 2019: o direito de propriedade marca um grande ativo tecnológico para a empresa, em um mercado que está sempre em ascensão.

Idealizada pelo médico veterinário e zootecnista Marcelo Ribas, em conjunto com os empreendedores Tobias Soares e João Luiz Neves, especialistas nas áreas de propriedade intelectual e no desenvolvimento de soluções baseadas em IOT e telemetria de dados, entre os principais produtos da Intergado estão tecnologias voltadas para a produção de carne (Intergado Beef); Melhoramento Genético (Intergado Efficiency); e pesquisas (Intergado Science).

Fonte: Piar Comunicação

◄ Leia outras notícias