São Lourenço do Sul se prepara para a 2ª Festa do Peixe, que acontece de 10 a 12 de fevereiro, no Camping Municipal, com o slogan Peixe no prato é saúde na mesa. A abertura oficial acontece às 18h de sexta-feira (10/02). O evento é promovido pela Prefeitura de São Lourenço do Sul, com apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Emater/RS-Ascar, Artes e Sabores da Ilha, Associação das Pescadoras Amigas da Lagoa, Agentes da Pastoral do Negro, Ministério da Pesca, Departamento de Economia Solidária, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Coopesca e Japesca.
A Emater/RS-Ascar participa trazendo a gastronomia do pescado, com foco nas espécies de aqüicultura (carpas), degustação, receitas e mostra de peixes vivos oriundos da agricultura familiar, através do Programa Municipal de Piscicultura. O cardápio do evento contará com uma variedade de iguarias à base de peixe, entre elas tainha e anchova na taquara, pastel de peixe, lingüiça, pizzas de peixe, peixe à portuguesa, salada de peixe, vatapá, ensopado de peixe com batata doce e doce de peixe, entre outros.
Os objetivos são estimular a pesca e o consumo, e divulgar os potenciais na Pérola da Lagoa, assim como valorizar o cooperativismo, o turismo e a gastronomia local. A cidade é banhada pela Lagoa dos Patos e cortada pelo Rio São Lourenço, proporcionando um ambiente propício à pesca, com seus 34km de margem.
Serão realizadas ainda oficinas de artesanato em escamas de peixe, confecção de redes e lançamento de tarrafas. Na noite de sexta-feira (10) a Banda Estação 5 sobe ao palco. No sábado (11), a animação fica a cargo do Grupo Kendyrya. Flávio Souza embalará o almoço de domingo (12), com canções nativistas. À tarde, a partir das 18h, show com a banda Rota Luminosa.