Pesquisas

Uso de sêmen refrigerado será debatido no II Repronutri

O evento acontece nos dias 22 e 23 de setembro no hotel Deville, em Campo Grande (MS)


Publicado em: 13/09/2016 às 13:00hs

Uso de sêmen refrigerado será debatido no II Repronutri

A reprodução assistida de bovinos será destaque em uma das palestras do II Repronutri - Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos: a pesquisa aplicada ao campo. O evento acontece nos dias 22 e 23 de setembro no hotel Deville, em Campo Grande (MS). A pesquisadora Juliana Corrêa Borges Silva, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), vai abordar a melhora de resultados de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) quando o assunto é o sêmen.

Juliana explica que a eficiência da IATF depende de vários fatores, como a categoria animal (novilha, primeira cria e as que já pariram mais de uma vez), vaca parida ou solteira, o escore de condição corporal (magra, boa ou obesa, por exemplo), o protocolo hormonal utilizado e entre outros fatores, um tão importante é a qualidade do sêmen e efeito touro.

As pesquisas desenvolvidas por ela se concentram, atualmente, na qualidade do sêmen. Juliana vai apresentar resultados do projeto de pesquisa chamado +Cria, financiado pela Embrapa, e que retoma o uso de sêmen refrigerado, ao invés do tradicional sêmen congelado.

"Desde a década de 1970 tem-se usado o sêmen congelado. No caso da IATF, a coleta pode ser feita um dia antes, o que aumenta a taxa de prenhez em 10%", diz a pesquisadora. O uso do sêmen refrigerado é adequado para propriedades que queiram investir em touros melhoradores.

Juliana afirma que, mesmo usando sêmen refrigerado, as pesquisas têm observado a ocorrência do efeito touro. Trata-se de algum diferencial – ainda desconhecido – que torna o resultado de inseminação de um touro superior aos demais. As pesquisas na área de reprodução têm se dedicado a desvendar essa caracterização.

Outras dúvidas que as pesquisas precisam responder são a melhor temperatura para manter o sêmen refrigerado, o tempo de refrigeração e sobre o melhor diluidor para conservar o sêmen. "Atualmente o diluidor utilizado é o mesmo do processo de congelamento, podendo ou não ter glicerol (componente responsável por congelar a célula)", acrescentou.

Juliana Borges fará sua palestra no Repronutri na tarde de 22 de setembro. O simpósio é uma organização da Embrapa Pantanal, Embrapa Gado de Corte, Grupo Repronutri, Universidades Estadual e Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS e UFMS), Universidade Anhanguera-UNIDERP e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Inscrições: www.fundapam.com.br/repronutri.

Fonte: EMBRAPA

◄ Leia outras notícias