Publicado em: 02/10/2023 às 13:00hs
Com o financiamento, a previsão é que o Centro de Referência de Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passe a realizar o diagnóstico da qualidade das cachaças quanto aos seus aspectos de composição química, interesse econômico e saúde pública, e atender não apenas aos produtos fabricados em Minas Gerais, mas também de todo o Brasil.
Além disso, a previsão é que seja realizado um mapeamento da bebida em todo o Estado, com o intuito de identificá-las quanto à região em que é produzida, e procurar agregar valor à bebida, melhorar sua qualidade e combater fraudes comuns no setor. "Esse é um projeto grandioso, robusto, apoiado pela Secretaria do Estado da Agricultura, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e que vai auxiliar muito os produtores. Ele visa a implementação de um laboratório inovador, que contará com equipamentos modernos e funcionários extremamente capacitados", ressalta a coordenadora, professora Maria das Graças Cardoso.
O presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, demonstrou satisfação em participar desse marco histórico para a Universidade e para o Estado de Minas Gerais. "A produção da cachaça de alambique é uma atividade que tem potencial enorme para o Estado e para o país, e saber que teremos um Centro que será referência na análise deste produto, e que contribuirá em termos de produção de uma cachaça refinada, exportação, gerar rendas, inclusive, prestígio para o país no exterior, é uma satisfação enorme. E a UFLA tem um papel de liderança nisso”, destaca.
Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Thales Almeida Pereira Fernandes, essa parceria é fundamental para um produto símbolo do Estado, pois “vai gerar resultados que farão com que mais produtores venham para a formalidade, tenham interesse em registrar os seus estabelecimentos, ganhar o mercado, renda, e gerar emprego”, enfatiza.
O vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Junior, enfatiza o empenho da professora Maria das Graças em dedicar sua pesquisa à cachaça de alambique. "Esse é resultado da dedicação de uma pesquisadora que não mede esforços para propor melhorias no processo de produção dessa bebida, e assim, agregar valor a esse produto que é muito importante para Minas Gerais e para o Brasil. Ter um Centro que será referência na análise da cachaça, e que não alcançará apenas Minas, mas todo o Brasil, é de extrema importância para a UFLA."
Fonte: Comunicação UFLA
◄ Leia outras notícias