Publicado em: 08/07/2016 às 14:00hs
Entretanto, apesar das tecnologias estarem mais acessíveis aos produtores o conhecimento muitas vezes não chega ao campo.
A sustentabilidade ambiental e a produção pecuária foi um dos pontos debatidos no Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorre durante a 52ª Expoagro, na manhã desta terça-feira, 05 de julho.
A questão do conhecimento muitas vezes não chegar ao campo foi destacada pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o agrônomo Arthur Behling Neto, que ministrou a palestra “Uso do capim na mitigação de gases do Efeito Estufa”, durante o Fórum das Cadeias Produtivas, que aborda nesta terça-feira a bovinocultura.
Segundo Behling Neto, os sistemas de integração Lavoura e Pecuária (iLP) e integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) são sistemas eficientes e que mesmo que o produtor não consiga um incentivo econômico para a implantação em sua propriedade, é possível realiza-los e obter ganhos, pois os mesmos vem com a melhora da produção.
O pesquisador revela ser possível produzir capim sem a utilização de adubo, através da utilização de tais técnicas e com isso conseguir uma redução na emissão de gases do Efeito Estufa.
Na avaliação de Behling Neto, é "triste ver que as tecnologias mesmo estando mais acessíveis, que existem muitas pesquisas e informações, muitos produtores não buscam por tais conhecimentos. Ou seja, acaba que esse conhecimento não chega ao campo. Isso se for corrigido pode proporcionar uma melhor produção, sem uma revolução”.
Fonte: Olhar Direto
◄ Leia outras notícias