Pesquisas

Site reúne conhecimento científico sobre queijos artesanais brasileiros

Iniciativa da REPEQUAB tem o objetivo de fomentar a colaboração e parcerias entre pesquisadores, além de prover conteúdo relevante para produtores.


Publicado em: 23/11/2021 às 14:40hs

Site reúne conhecimento científico sobre queijos artesanais brasileiros

O site da Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros - REPEQUAB conta agora com uma seção dedicada a artigos científicos, com título, indicação de autores e link para a publicação. São quase 200 artigos, selecionados em revistas indexadas, de circulação nacional e internacional, abrangendo o período de 2000 a 2021, todos versando sobre caracterização dos queijos artesanais brasileiros. 

O levantamento foi feito por buscas com palavras-chave relativas a queijos artesanais brasileiros no Web of Science, Scopus e Google Scholar. O título e o resumo dos trabalhos foram avaliados por uma comissão científica da REPEQUAB antes de serem incluídos na seleção. Segundo o professor Uelinton Manoel Pinto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e integrante do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center - FoRC), o objetivo é facilitar a busca por trabalhos relacionados ao tema, permitindo aos pesquisadores e produtores um acesso rápido às publicações mais importantes da área. 

Vários trabalhos tratam de aspectos de segurança microbiológica dos queijos (presença de micro-organismos indicadores e de patógenos em queijos de diferentes regiões do país). Outros, mais recentes, incluem avaliação da microbiota de diferentes queijos artesanais. "São trabalhos que buscam um conhecimento mais aprofundado sobre os diferentes micro-organismos presentes nos queijos, assim como suas funções na produção, maturação e desenvolvimento de suas características sensoriais peculiares." 

Existem, ainda, algumas revisões que tratam da diversidade dos queijos artesanais produzidos no país, destacando os aspectos históricos, tecnológicos, regulatórios, microbiológicos e de inocuidade. 

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação

◄ Leia outras notícias