Publicado em: 01/07/2025 às 12:30hs
Pesquisadores da Embrapa Meio‑Norte (PI) avaliaram diferentes arranjos de cultivo em São Raimundo das Mangabeiras (MA) — entre eles ILPF, ILP em plantio direto, ILP com aração recente, pastagem e Cerrado nativo. Conclusão: os sistemas integrados e as pastagens bem manejadas acumulam mais carbono e nitrogênio, fundamentais para a fertilidade e a retenção de água no solo.
ILP e pastagens mostraram os maiores estoques de carbono em todas as profundidades; ILPF e Cerrado nativo tiveram os menores.
Segundo o pesquisador Edvaldo Sagrilo, ganhos vão além da produtividade:
O produtor de soja Fernando Devicari, de Brejo (MA), adotou ILP há 15 anos e ILPF há 9 anos:
“Nas áreas em que começamos primeiro, dobramos a matéria orgânica do solo. Isso se refletiu em 7,8 sacas de soja a mais por hectare.”
Embora o trabalho tenha focado no Matopiba, Sagrilo ressalta que resultados semelhantes vêm sendo observados em outros pontos do Cerrado. A adoção de sistemas integrados desponta como caminho para conciliar produtividade agrícola com conservação ambiental, reforçando a sustentabilidade da fronteira agrícola brasileira.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias