Pesquisas

Simpósio na Embrapa vai reunir especialistas de empresas públicas e privadas para discutir recursos genéticos

Evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro. Ainda há vagas e as inscrições poderão ser feitas e pagas no dia da abertura


Publicado em: 15/10/2013 às 08:50hs

Simpósio na Embrapa vai reunir especialistas de empresas públicas e privadas para discutir recursos genéticos

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) promovem nos dia 22 e 23 de outubro de 2013, no auditório Assis Roberto de Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF, o I Simpósio de Recursos Genéticos do Centro-Oeste (I SRGCO). O evento vai reunir estudantes, professores e profissionais de empresas públicas e privadas para discutir e trocar experiências sobre recursos genéticos de plantas, animais e micro-organismos. O objetivo é que o Simpósio resulte na estruturação da Rede de Recursos Genéticos do Centro-Oeste.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos organizadores do Simpósio, Marcos Gimenes, a formação dessa rede permitirá maior integração, desenvolvimento de projetos em conjunto e união de esforços para promoção da conservação e uso sustentável de recursos genéticos em nível regional.

O Simpósio de Recursos Genéticos do Centro-Oeste vai contar com a apresentação de temas sobre recursos genéticos animais, vegetais e microbianos, além de outros transversais aos três, como por exemplo, biotecnologia, genômica e legislação.

Recurso genético é a parte da biodiversidade   que apresenta valor real ou potencial para a humanidade e que possua mecanismos funcionais de hereditariedade. Ou seja, é qualquer parte das plantas, animais e micro-organismos com capacidade para transferir as suas características genéticas a seus descendentes. No caso de uma planta, pode ser uma semente ou uma muda, por exemplo. No caso de animais, sêmen e embriões etc.

O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.

O conhecimento e conservação dos recursos genéticos são fundamentais para garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar da população brasileira e, por isso, várias instituições brasileiras, incluindo unidades da Embrapa, empresas estaduais de pesquisa, universidades, entre outras vêm investindo no desenvolvimento de pesquisas e ações para assegurar a conservação e o uso adequado dos recursos genéticos no país.

Essas atividades são realizadas por um conjunto de profissionais das mais diversas formações, especialmente pela abrangência e complexidade do tema recursos genéticos. Por isso, um dos principais objetivos do Simpósio é reunir as experiências regionais desses profissionais e promover a formação de parcerias.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias