Publicado em: 11/07/2016 às 08:30hs
O presidente da Reunião, o pesquisador Alvadi Balbinot, comemorou a participação expressiva dos 500 representantes da cadeia produtiva no evento, cujas discussões realinham os redirecionamentos da pesquisa e reoriantam as necessidades de transferência de tecnologias.
"O evento possibilitou a integração da pesquisa e da assistência técnica, favorcendo a discussão sobre os principais temas relacionados à produção de soja", enfatizou Balbinot. "Além disso, a Reunião fomentou trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias em rede, a fim de superar os principais desafios na produção de soja", avalia.
Uma das discussões, coordenadas pelo pesquisador Adeney de Freitas Bueno, debateu os desafios para o uso efetivo do Manejo Integrado de Pragas (MIP). A temática destacou os parâmentros técnicos para a aplicação do MIP, assim como experiências práticas da viabilidade da tecnologia.
Outro assunto que chamou a atenção dos participantes do evento foram as estratégias de conservação do solo e da água. O pesquisador Osmar Conte coordenou o debate que teve como foco o panorama atual e os desafios da conservação do solo e da água em microbacias, os aspectos legais que envolvem o tema, assim como a experiência de um produtor rural.
Também compôs a programação técnica a discussão sobre os teores de proteína em grãos de soja, com a apresentação de como estão os níveis brasileiros
e quais os fatores determinantes.
Nas comissões técnicas, as discussões foram sobre as seguintes temáticas como: interação de genes Bt - Experiências e Perspectivas; Manejo racional de doenças; Relação entre o manejo do solo e estresses bióticos; Situação da resistência de plantas daninhas a herbicidas no Brasil; Diagnóstico da qualidade de sementes e grãos de soja na safra 2014/2015 e Evolução dos custos de produção.
Fonte: Embrapa Soja
◄ Leia outras notícias