Pesquisas

Programa de pesquisa da EPAMIG incentiva práticas sustentáveis na agricultura

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG – apresenta na próxima quinta-feira, 27 de março, as bases de ação e funcionamento do Programa Especial de Agroecologia e Produção Orgânica


Publicado em: 27/03/2014 às 09:30hs

Programa de pesquisa da EPAMIG incentiva práticas sustentáveis na agricultura

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG – apresenta na próxima quinta-feira, 27 de março, as bases de ação e funcionamento do Programa Especial de Agroecologia e Produção Orgânica. “A atuação do Programa de Agroecologia e Produção Orgânica se baseará em metodologias participativas, gerando, por meio da prospecção de demandas e de pesquisas, conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento rural sustentável”, afirma o coordenador do Programa e pesquisador da EPAMIG, Paulo César de Lima, que falará sobre a organização, objetivos e estratégias de ação.

O novo programa atende às diretrizes dos governos estadual e federal que têm desenvolvido leis e políticas públicas que apontam a agroecologia e a agricultura orgânica como base para o fortalecimento da agricultura familiar baseada em princípios de sustentabilidade.

“O Programa de Pesquisa da EPAMIG ganha maior legitimidade ainda com a participação das principais instituições não governamentais e de representantes de diferentes segmentos da agropecuária mineira, focados no desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado”, defende Lima. Ele aponta a constituição de um Grupo Técnico Consultivo, com a participação de várias instituições públicas e apoio de parceiros da sociedade civil como um diferencial do programa.

A solenidade será realizada na Sede da EPAMIG, em Belo Horizonte. Participarão o presidente da Empresa, Marcelo Lana Franco, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Silva Soares, e o presidente do Consea – MG, Dom Mauro Morelli.