Pesquisas

Programa avalia qualidade de mais de 100 adjuvantes agrícolas nas lavouras brasileiras

‘Adjuvantes da Pulverização’, uma iniciativa do setor privado e do Instituto Agronômico (IAC), busca conferir credibilidade a produtos agrícolas não regulamentados oficialmente


Publicado em: 03/05/2024 às 15:30hs

Programa avalia qualidade de mais de 100 adjuvantes agrícolas nas lavouras brasileiras

O programa 'Adjuvantes da Pulverização' está unindo esforços do setor privado e do Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC) para avaliar a funcionalidade de mais de 100 adjuvantes agrícolas usados nas lavouras brasileiras. O objetivo é fornecer um selo de credibilidade para esses produtos, que não são regulamentados por órgãos oficiais no país. Atualmente, o programa conta com a participação de quase 50 empresas que aderiram ao Selo IAC de Funcionalidade para Adjuvantes Agrícolas.

Hamilton Ramos, coordenador do programa e diretor do CEA-IAC, destaca a importância de conferir confiabilidade a uma indústria que, ao contrário do setor de agrotóxicos, não possui uma regulamentação formal. “A ausência de regulamentação permite a circulação de adjuvantes de baixa qualidade no mercado, o que pode comprometer a eficácia dos tratamentos agrícolas e, consequentemente, a produtividade das lavouras”, explica Ramos.

Os adjuvantes agrícolas são produtos químicos adicionados às caldas de agrotóxicos no momento da aplicação para melhorar sua eficácia. Eles têm a função de aprimorar a adesão, espalhamento e umectação dos defensivos nas plantas, aumentando a cobertura e a fixação do produto, o que é crucial para um tratamento eficaz contra pragas, doenças e ervas daninhas.

A falta de regulação oficial torna ainda mais importante a busca por mecanismos que atestem a qualidade desses produtos. O selo de funcionalidade, emitido pelo IAC, é uma garantia de que o produto passou por testes rigorosos e cumpre com as especificações indicadas em seu rótulo. Ramos ressalta que um adjuvante de baixa qualidade pode anular os benefícios de defensivos de alta tecnologia, resultando em prejuízos para os agricultores.

O CEA-IAC possui um laboratório especializado, provavelmente único no Brasil, onde são realizados testes para avaliar a funcionalidade dos adjuvantes agrícolas. As empresas que participam do programa têm seus produtos testados para garantir que atendem aos padrões de qualidade esperados.

O Centro de Engenharia e Automação do IAC tem uma longa história de apoio ao desenvolvimento da agricultura brasileira. Localizado em Jundiaí, ao pé da Serra do Japi, o centro possui uma área de 110 mil metros quadrados e desenvolve pesquisas nas áreas de mecanização agrícola, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. A participação no programa 'Adjuvantes da Pulverização' é mais uma maneira pela qual o IAC contribui para a modernização e segurança da agricultura no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias