Publicado em: 29/09/2015 às 07:15hs
Soluções para diferentes problemas passam pela pesquisa científica que, no segmento da produção vegetal, representa expressiva ajuda para impulsionar o Brasil enquanto país de reconhecida vocação agrícola. Esse foi o sentido da fala do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, ao proceder a abertura do 1º Workshop de Produção Vegetal, que ocorre nesta quarta (23) e quinta-feira (24) no auditório Cerejeiras, no bloco B1 do campus II. Organizado pelo Grupo Tutorial Pós-Agro, formado por pesquisadores inseridos no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Unoeste, o evento reúne estudantes da graduação, do mestrado e do doutorado da própria instituição.
O workshop possibilita discussões sobre fertilidade do solo e nutrição de plantas, fisiologia da produção agrícola e manejo fitossanitário de culturas. A programação começou com a palestra sobre o panorama da produção vegetal, feita logo após a solenidade de abertura e proferida pelo Dr. Carlos Sérgio Tiritan, coordenador da graduação e vice da pós-graduação. Para a tarde ficou programada a palestra sobre agricultura conservacionista e física dos solos, pelo Dr. Cezar Francisco Araújo Júnior, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Londrina; seguindo os debates pelo Dr. Juliano Carlos Calonego e os mestres Ricardo Augusto da Silva e Wellington Guerra, respectivamente com pesquisas em nutrição mineral de plantas e em fertilidade do solo e nutrição de plantas.
Nesta quinta-feira, às 8h, o Dr. Regildo Márcio Gonçalves da Silva, da Unesp em Assis, discorrerá sobre Fisiologia, Genética e Melhoramento de Plantas. Os debates envolverão a Dra. Ana Cláudia Pacheco e os mestres Gustavo Saraiva e Alexandrius Barbosa, com pesquisas em fisiologia e estresse em plantas e fisiologia de cana-de-açúcar. A partir das 13h, o Dr. Marcelo Giovanetti Canteri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), falará sobre fitotecnia e fitossanidade; com os debates envolvendo o Dr. Fábio Fernando de Araújo e a mestre Rita de Cássia Mazzuchelli. A realização do Pós-Agro tem o apoio do Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro) e do Laboratório de Inteligência em Plantas e Ecofisiologia "Ulticher Lüttge" (Lipeul).
Homenagem - Na abertura do workshop teve um momento especial de homenagem póstuma ao Dr. Flávio Moscardi, e de reconhecimento pelo melhor desempenho da turma do mestrado em 2013 para Rita de Cássia Mazzuchelli. Ela recebeu o Prêmio Flávio Moscardi, simbolizado num cartão de prata, entregue pelo Dr. Guelfi; e flores de seu então orientador Dr. Araújo, tutor do Pós-Agro e coordenador do Programa que oferta mestrado e doutorado na Unoeste. Araújo falou sobre a produção científica de Moscardi, reconhecida no Brasil e no exterior, e enalteceu o desempenho de Rita no mestrado e que atualmente faz doutorado. Explicou que a entrega do prêmio ocorre sempre algum tempo depois de concluído o mestrado, devido o tempo das publicações que resultam da dissertação. Além de Araújo e Guelfi, na abertura também se pronunciaram Tiritan e Saraiva enquanto estudante de doutorado e membro do Pós-Agro.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste
◄ Leia outras notícias