Pesquisas

Pesquisas da EPAMIG sobre plantas alimentícias não convencionais são destaque em Live

Evento gratuito acontece na próxima terça-feira (23)


Publicado em: 22/03/2021 às 13:30hs

Pesquisas da EPAMIG sobre plantas alimentícias não convencionais são destaque em Live

As plantas alimentícias não convencionais (Panc) serão o tema do 20º. Conversando sobre Agroecologia online. O evento gratuito, promovido pelo grupo Guayi Agroecologia, acontece na próxima terça-feira, 23 de março, às 20h. A palestrante será pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Marinalva Woods. Não há necessidade de inscrições prévias e o acesso se dará pelo link.

Os trabalhos da EPAMIG com Panc começaram em 2008, com a implantação do primeiro Banco de multiplicação e conservação de sementes e mudas de hortaliças não convencionais, no Campo Experimental de Santa Rita, em Prudente de Morais. As pesquisas têm ajudado na identificação dessas hortaliças que fazem parte da tradição culinária de diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil, mas que com o passar do tempo perderam espaço de mercado e deixaram de ser consumidas por parte da população.

Os estudos contemplam espécies como taioba, ora-pro-nóbis, azedinha, araruta, manguito, vinagreira, dentre outras e propõem a retomada do cultivo e do consumo. “Há uma diversidade de linhas pesquisas e ações com o tema hortaliças não convencionais ou Panc, que vão da manutenção das espécies, manejo e tratos culturais, aos usos pela indústria alimentícia e que consideram também o potencial destas espécies para o enriquecimento da alimentação e para a diversificação da produção”, explica a pesquisadora Marinalva.

Além do resgate de sabores e saberes e da diversificação da produção, o cultivo de hortaliças PANC contribui para a valorização cultural, fortalece mercados locais e regionais e amplia a oferta de opções nutritivas para a alimentação da população. 

A EPAMIG disponibiliza para download gratuito diversas publicações sobre o tema confira algumas:

Mais informações sobre 20º. Conversando sobre Agroecologia online podem ser obtidas pelo e-mail: guayi@ufsj.edu.br