Pesquisas

PESQUISA&INOVAÇÃO: Programa vai fornecer formação para profissionais de assistência técnica

As cooperativas do Paraná vão ganhar um programa de formação específico para profissionais que atuam com assistência técnica


Publicado em: 23/03/2016 às 08:30hs

PESQUISA&INOVAÇÃO: Programa vai fornecer formação para profissionais de assistência técnica

O treinamento, com carga horária aproximada de 180 horas, deverá ter início a partir do segundo semestre. Ele será desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outras instituições, e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

Potencial - “O objetivo é proporcionar uma capacitação densa e relevante, que se torne permanente e acreditamos que há potencial para isso”, afirmou o analista da Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar, Gilson Martins. Ele lembra que há cerca de 1.783 profissionais que fazem assistência técnica nas cooperativas agropecuárias paranaenses. De acordo com Martins, esse foi um dos assuntos tratados na reunião do Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Ocepar que ocorreu na quarta-feira (16/03), na sede da Fundação ABC, em Castro, região paranaense dos Campos Gerais, com a participação de representantes da Integrada, Coamo, Cocamar, Frísia, Castrolanda, Agrária, Fapa, Unicampo, Copacol e Coopavel, além de pesquisadores da Embrapa Soja, de Londrina. Na oportunidade, eles também tiveram a oportunidade de conhecer detalhes das atividades de pesquisa realizada na Fundação ABC.

Prioridade - Segundo o analista, o programa de formação é uma das prioridades do Fórum de PDI e integra uma nova fase de atuação do grupo. “O Fórum foi criado há cerca três anos e é formado por representantes das cooperativas filiadas à Ocepar. No início, as atividades tiveram como ênfase a gestão da inovação. No ano passado, o trabalho do grupo ganhou um viés mais técnico, com enfoque em pesquisa agropecuária”, disse.

Intercooperação - Além do treinamento, outra prioridade do Fórum é fomentar a intercooperação entre as cooperativas nessa área. “Um dos objetivos é, por exemplo, otimizar o uso das estruturas existentes nas cooperativas para potencializar os projetos de pesquisa realizadas por elas, com o propósito de fornecer informações que vão gerar resultados diretos aos agricultores”, afirmou.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias