Publicado em: 07/01/2014 às 17:00hs
Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Terezinha Dias (Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília, DF); Rosa Lía Barbieri (Clima Temperado, Pelotas, RS); Flavia França Teixeira (Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG); Sérgio Guilherme de Azevedo e Maria Aldete Ferreira (Semiárido, Petrolina, PE) – são autores de um dos capítulos do livro Community Biodiversity Management: promoting community resilience and the conservation of plant genetic resources, editado em parceria entre a editora britânica Routledge e a organização Bioversity International, que apoia iniciativas científicas em prol da segurança alimentar em mais de 15 países.
O livro é o primeiro da série “Questões em Biodiversidade Agrícola” e traz relatos e experiências relacionadas à conservação de recursos genéticos vegetais em vários países, como Brasil, Etiópia, França, Índia e Nepal. Os autores são agricultores, estudantes e cientistas que atuam na área de conservação e uso sustentável de recursos genéticos de plantas nesses países.
O capítulo de autoria dos pesquisadores da Embrapa, intitulado “Providing access to genebank collections as a means to restoring farmer management (Brazil)", apresenta as ações desenvolvidas nos bancos de germoplasma brasileiros, com foco na interação entre técnicas de conservação ex situ (fora do habitat natural das espécies vegetais) e in situ/on farm (em seus locais de origem).
Segundo os organizadores, este livro é o primeiro a estabelecer uma visão clara da Community Biodiversity Management (CBM) como uma metodologia capaz de atender às mudanças socioambientais que afetam a biodiversidade agrícola. O objetivo da CBM é apresentar e divulgar iniciativas de sucesso desenvolvidas por colaboradores de vários países em prol da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável da agricultura.
O livro está disponível para download gratuito clicando aqui .
Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
◄ Leia outras notícias