Pesquisas

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul profere palestra na Frinape 2013

O Finapre é um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, artesanato, tecnologia e shows, que será realizado no município de Erechim, entre os dias 9 a 17 de novembro


Publicado em: 11/11/2013 às 13:20hs

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul profere palestra na Frinape 2013

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Jorge Sant’Anna será um dos palestrantes no Seminário Sucessão Familiar, abordando o tema no dia 11, a partir das 10 h. Na oportunidade Sant’Anna abordará questões atreladas aos desafios, conflitos e dificuldades para a manutenção dos jovens na zona rural. Segundo Jorge, o convite para palestrar é um desdobramento das atividades feitas junto aos produtores que compõem o programa Rede Leite em Ijuí-RS, onde o tema da sucessão familiar está sendo trabalhado.

Dentre os desafios para manter o jovem nas propriedades rurais, Jorge destaca a falta de incentivo dos pais para que eles fiquem na zona rural. “Geralmente os pais projetam para os filhos o que consideram uma forma de ascensão social fora do campo, ressaltando que o trabalho rural é muito pesado”, afirmou Sant’Anna. Ele ainda comenta sobre as dificuldades de uma boa relação entre os membros da família, e que os jovens que saem em busca de conhecimento não conseguem aplicar na prática essas informações por falta de aceitação e por medo dos pais em inovar.

Para isso, o pesquisador sugere que é preciso transformar as relações no sentido de ofertar mais confiança e liberdade à participação de todos os membros da família, visando garantir a sucessão na unidade de produção familiar. “Abro o leque de discussões, ofertando dessa forma, a solução para sanar ou minimizar os impactos causados pelo grande atrativo que a vida urbana oferece”, explica o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul

◄ Leia outras notícias