Pesquisas

Pesquisador da Coodetec fala sobre Boas Práticas Agronômicas no Show Rural

Ivan Schuster apresenta campanha de conscientização da Abrasem e cita agricultor como principal agente na manutenção de tecnologias Bt


Publicado em: 06/02/2014 às 15:00hs

Pesquisador da Coodetec fala sobre Boas Práticas Agronômicas no Show Rural

Preservar tecnologias também é dever do agricultor. Por isso, a Abrasem lança campanha nacional de conscientização sobre Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos. Em Cascavel, durante o Show Rural Coopavel, a entidade promove duas palestras sobre o assunto, com o gerente da Divisão de Pesquisa da Coodetec, Ivan Schuster. A primeira ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 05, e a próxima acontece hoje, a partir das 15 horas.

Durante a explanação, Schuster destaca as principais ações para manutenção das tecnologias Bt, que agrupam todas as plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos. De acordo com o pesquisador da Coodetec, o produtor precisa estar atento ao trabalho realizado na lavoura. “A impressão que se tem é a de que o produtor sempre espera que as empresas trarão uma solução para a quebra de resistência da tecnologia. Isso não pode acontecer. Novas tecnologias de resistência demoram anos para chegar ao mercado e as atuais permanecerão por muito tempo ainda, por isso existe essa necessidade de desenvolver atividades para garantir que esses eventos continuem dando resultados”, argumenta.

Para Ivan também é importante que o produtor saiba que os produtos para controle de lagartas são desenvolvidos nos Estados Unidos, onde o clima e as condições de ambiente são completamente diferentes aos do Brasil. “O inverno americano é bem mais rigoroso e não sobram lagartas para o próximo plantio. No Brasil, essas pragas permanecem o ano inteiro na lavoura. O manejo precisa ser diferente aqui devido a ponte verde, que é a presença contínua de cultivos agrícolas durante todo o ano, favorecendo a proliferação e aumento da quantidade de pragas”, explicou.

São seis as possibilidades de preservação das tecnologias Bt: dessecação antecipada, tratamento de sementes, plantação de refúgio, controle de plantas daninhas, monitoramento de pragas nas lavouras e rotação de cultura. “O produtor precisa estar atento ao manejo integrado de pragas para que a tecnologia tenha vida longa e as lavouras permaneçam livres do ataque de lagartas”, finalizou Schuster.

A palestra desta quinta-feira, dia 06, acontecerá no auditório principal do Show Rural Coopavel, a partir das 15 horas.

Fonte: Imprensa Coodetec

◄ Leia outras notícias