Publicado em: 10/09/2015 às 12:30hs
O tema foi abordado pelo pesquisador Juliano Garcia Bertoldo em sua apresentação no ciclo de palestras promovido pela Fepagro na última quinta-feira (3 de setembro) em sua casa na Expointer.
O pesquisador da Fepagro Litoral Norte, de Maquiné, apresentou os projetos em andamento no Centro de Pesquisa que têm como objetivo chegar a cultivares de feijão com boa produtividade, mesmo com utilização de poucos insumos e em situação de estresse hídrico. “O Brasil tem baixos rendimentos na produção do feijão. Como é produzido por agricultores familiares, o feijão é plantado em locais de baixa fertilidade, com baixo uso de insumos, além de ser uma planta exigente em nutrientes e sensível à seca”, detalhou.
As linhas de pesquisa desenvolvidas pela Fepagro, além de selecionar variedades promissoras para resistência à seca, também visam melhorar a promoção da fixação biológica do nitrogênio e a qualidade dos grãos. “A etapa atual é de avaliação de todos os genótipos disponíveis, fazendo a caracterização a campo para descobrir alguns que sejam mais tolerantes ao estresse hídrico. Os resultados preliminares apontam para 30 linhagens promissoras”, acrescentou.
Fonte: FEPAGRO
◄ Leia outras notícias