Pesquisas

Pesquisa facilita criação de tomates saborosos

"É realmente apenas uma combinação de diferentes açúcares"


Publicado em: 30/08/2019 às 12:20hs

Pesquisa facilita criação de tomates saborosos

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Flórida (UF) está buscando facilitar a criação de tomates mais saborosos. Para os pesquisadores de ciências da horticultura da UF, a criação desses tomates saborosos será ainda mais fácil com o sequenciamento de DNA.

Denise Tieman, professora assistente de pesquisa no departamento de ciências hortícolas da UF, está facilitando o processo de criação de sabores de tomate usando o tomate híbrido Tasti-Lee desenvolvido pela UF, que cresce bem na Flórida. Ela apresentará as descobertas em 4 de setembro no Instituto UF / IFAS Florida Tomato, em Naples, Flórida. Isso porque, os pesquisadores começaram usando testes de sabor para identificar o que faz um bom gosto de tomate, disse Tieman. Com base nesses resultados, eles analisaram a bioquímica dos tomates para descobrir quais compostos eram os mais importantes para o sabor.

"É realmente apenas uma combinação de diferentes açúcares, ácidos e, em seguida, os compostos de aroma: as coisas que você cheira", disse Tieman. “Cada fruta tem açúcares e ácidos, mas são os compostos aromáticos que tornam um tomate único, uma banana única, uma maçã única.” Quando Tieman tinha a “receita” para um tomate saboroso, ela sequenciou os genomas de cerca de 400 variedades de tomates e tentou encontrar os genes envolvidos na produção desses compostos específicos.

Se uma variedade de tomates tivesse altos níveis de compostos favoráveis, ela sabia que tinha que adicionar o DNA dos compostos favoráveis. Se outra variedade de tomates tivesse compostos desfavoráveis, ela sabia que tinha que se livrar do DNA dos compostos desfavoráveis.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias