Pesquisas

Pesquisa aponta opções para o cultivo de café nos vales do Rio Doce e Jequitinhonha

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove na próxima semana dias de campo sobre produção de café e cultivares recomendadas para os municípios de Água Boa (Vale do Rio Doce) e Aricanduva (Vale do Jequitinhonha)


Publicado em: 21/07/2015 às 19:20hs

Pesquisa aponta opções para o cultivo de café nos vales do Rio Doce e Jequitinhonha

No dia 22 de julho, em Água Boa, o enfoque será o café Conilon. “O município, com altitude 400 metros e temperatura média elevada, tem condições favoráveis ao cultivo do Conilon. O que tem sido confirmado por trabalhos de pesquisadores da EPAMIG na região", informa o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da EPAMIG, César Elias Botelho.

O dia de campo “Tecnologias para a produção de café Conilon na região do Vale do Rio Doce” será realizado na Fazenda Surubim em Água Boa, a partir das 13h. A programação contará com três estações de campo, conduzidas por pesquisadores da EPAMIG e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão (Incaper), que abordarão os temas “Desempenho das variedades clonais Vitória e Robustão Capixaba”, “Formação de mudas e implantação de café Conilon”, “Manejo da Lavoura com enfoque na prática da poda”.

No dia 23, em Aricanduva, a partir das 8h, será destacado o desempenho das cultivares Catiguá MG2, MG3 e MGS Aranãs na região do Vale do Jequitinhonha. Além disso, serão realizadas palestras sobre doenças do cafeeiro, pós-colheita, qualidade e visita ao campo onde as variedades estão sendo testadas. “As cultivares estão obtendo grande aceitação na região, várias áreas comerciais já estão formadas”, afirma César.

As inscrições para o dia de campo são gratuitas. Mais informações: Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas (35) 3821-6244.