Pesquisas

O biodiesel revolucionou o setor de combustível com a redução de emissão dos gases do efeito estufa

O biodiesel é um combustível renovável e limpo que é produzido a partir do óleo de cozinha ou de gordura animal. Sua queima produz poucas quantidades de gases do efeito estufa e chega a reduzir em 72% a emissão, de acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo. Esse biocombustível é um grande passo para a busca da sustentabilidade no Brasil.


Publicado em: 24/06/2022 às 12:20hs

O biodiesel revolucionou o setor de combustível com a redução de emissão dos gases do efeito estufa

O uso desse combustível de energia limpa reduz o consumo total ou parcial do diesel obtido do petróleo em diversos veículos usados na agricultura e também nas estradas, como tratores, caminhões, e máquinas da construção civil e rodoviária. O Brasil tem um programa do governo federal chamado Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), que foi criado em 2004 e estimula até hoje a maior produção desse biocombustível. Confira mais sobre os efeitos positivos desse óleo na matéria.

Grande estudo da USP mostrou que a redução de gases do efeito estufa pode chegar a 72% com produção de biodiesel a partir da soja, totalmente nacional

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) realizaram um estudo em 2019 a respeito da produção de biodiesel a partir da soja do Brasil. Nele, foram analisados dados de mais de 200 propriedades produtoras de soja, considerando desde o plantio até a produção e distribuição do biocombustível.

Os resultados mostraram que a etapa de plantio é a que mais produz gases do efeito estufa, tendo em vista que os tratores ainda usam o diesel comum. No entanto, quando considerados a distribuição do combustível e todo o ciclo de produção, a redução chega a 72% na emissão de gases do efeito estufa, o que é muito significativo.

"Em cumprimento não apenas ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), que estabelece o uso do B8 (março de 2017), do B9 (março de 2018) e do B10 (março de 2019), mas também em relação à INDC (Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada) do Brasil, apresentada em 2015 durante a Convenção do Clima da ONU/ COP 21, em Paris, o estudo sugere um alto potencial do biodiesel de soja para a melhoria da sustentabilidade ambiental do sistema de economia de base biológica no Brasil, bem como em outros países importadores do biodiesel de soja nacional."

Fonte: AGÊNCIA UDOP

◄ Leia outras notícias