Publicado em: 14/03/2016 às 13:45hs
Abrindo as palestras do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, o Professor Dr. Roberto Lyra Villas Bôas, da Unesp de Botucatu em São Paulo, falou sobre “A Importância do acompanhamento da lavoura na fertirrigação do cafeeiro”. “A planta demanda de nutriente seguindo as etapas de seu crescimento”, explica, dizendo que o café precisa de uma quantidade adequada de nutriente para se desenvolver.
“E como fazer isso? Através de um monitoramento que mantenha a nutrição constante da planta. E isso pode ser feito através de estudos a partir de três ferramentas que mostramos hoje. Uma delas é a condutividade elétrica, que mede a quantidade de sal retirada através de um extrator de solução do solo. A outra ferramenta é através do nitrogênio e, por último, e através da análise da cor da folha do café, o chamado clorofilômetro – análise feita em laboratório com o líquido do caule da folha”, explica.
Roberto Lyra afirma que a lavoura não pode ter nutriente nem demais nem de menos, por isso essa análise é tão importante. “Sabemos que o cafeicultor já faz muito pela lavoura, mas ele precisa entender que a nutrição certa, na fase certa, ocasiona bons resultados e colhe bons frutos”, finaliza.
Fenicafé – A feira, promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Embrapa Café, Prefeitura e Câmara Municipal de Araguari. A Fenicafé segue até o dia 10 de março, reúne três eventos sobre a produção do grão e visa apresentar as tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada. Segundo a organização, são aproximadamente 70 expositores. Cerca de 30 mil pessoas de mais de 100 cidades brasileiras são esperadas para a realização de negócios. Para conhecer mais sobre a o evento, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fenicafé
◄ Leia outras notícias