Publicado em: 19/12/2014 às 13:50hs
Será realizado no próximo dia 10 o oitavo módulo do curso Princípios e práticas agroecológicas em ambientes de montanha, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA) em Nova Friburgo, na região serrana fluminense - órgão vinculado às três Unidades da Embrapa no Estado do Rio de Janeiro (Agrobiologia, Solos e Agroindústria de Alimentos).
O objetivo, de acordo com a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Adriana Maria Aquino, que será a palestrante da oficina, é mostrar como a minhocultura pode ser utilizada para reciclar resíduos orgânicos. "A vermicompostagem permite ao agricultor obter dois subprodutos: a própria minhoca, que tem sua população triplicada durante o processo, e o vermicomposto, que é produzido com agilidade e qualidade. O principal resíduo orgânico reciclado pela minhocultura é o esterco bovino, que não é abundante na região serrana fluminense. Neste curso, além de abordar os aspectos práticos e teóricos, vamos mostrar como o Colégio Rei Alberto I tem utilizado as minhocas para reciclar o esterco de cabra dentro das próprias baias", aponta.
Este é o último módulo do curso, que desde o início do ano está capacitando agricultores familiares, lideranças rurais, técnicos, professores e estudantes sobre algumas das principais práticas agroecológicas adaptadas para o ambiente de montanha. A intenção, segundo Adriana, é que, a partir das atividades, seja ampliada a percepção sobre a acessibilidade da produção agroecológica e as oportunidades de mercado para produtos obtidos a partir de processos sustentáveis. Também foram abordados ao longo do ano temas como curva de nível, práticas pós-colheita de hortaliças, produção de tomate orgânico (tomatec), aplicação do Código Florestal, entre outros.
A organização do evento e das oficinas é do NPTA, com parceria da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo e da Emater-Rio, além da Associação de Produtores da Fazenda Rio Grande, da Pesagro-Rio e do Programa Rio Rural. Ao todo, foram 76 horas de aula. Mais informações podem ser obtidas no NPTA, pelo telefone (22) 2525-9208.
Fonte: Embrapa Agrobiologia
◄ Leia outras notícias