Pesquisas

Lançado 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura

Evento marcou o início da semana de preparação para o Movimento “Compre do Pequeno Negócio”


Publicado em: 25/09/2015 às 13:30hs

Lançado 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura

O oeste de Santa Catarina é reconhecido pela força do agronegócio, especialmente na produção de produtos de origem animal. No entanto, há um potencial climático que possibilita o desenvolvimento de outras atividades ainda pouco exploradas, o que motivou a realização do 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura, lançado nessa segunda-feira (21), no Mercado Público Regional, em Chapecó. A iniciativa é do SEBRAE/SC, ACACITRUS, AEAGRO, EPAGRI, EMATER/RS, UNOESC, UNOCHAPECÓ, UFFS e UTFPR - Campus Pato Branco. O ato de lançamento reuniu organizadores, parceiros, autoridades, apoiadores, produtores do segmento de fruticultura, imprensa e convidados.

Programado para os dias 20 e 21 de outubro, o 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura integrará a Semana Sebrae da Ciência e Tecnologia. A iniciativa contempla palestras, apresentações de resumos e exposição de produtos ligados ao segmento. As inscrições são gratuitas. “O simpósio contará com renomados profissionais e especialistas da área para abordar técnicas sobre cultivo e qualidade na produção, aspectos econômicos da fruticultura e sua importância regional, manejo de doenças, entre outros aspectos, visando estimular ainda mais os produtores na expansão de uma fruticultura de alto nível tecnológico”, destacou o engenheiro agrônomo e coordenador geral do evento Daniel Borsoi.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani ressaltou a importância da cadeia produtiva, das oportunidades de mercado e da vocação do solo para a produção de frutas. “Estamos na semana de preparação para o Movimento Compre do Pequeno Negócio que ocorre no dia 5 de outubro em todo o País visando incentivar o consumo em micro e pequenas empresas. É um momento importante para divulgarmos as potencialidades da região neste segmento de mercado que vem crescendo em função da demanda por uma vida mais saudável”.

O professor da Unoesc Chapecó Gilberto Luiz Curti valorizou a iniciativa ao mencionar que ao longo do processo de organização, o evento conquistou uma dimensão bem maior do que foi previsto. Também realçou a importância da parceria entre todas as entidades e instituições envolvidas com o evento para fortalecer o segmento de fruticultura.

Também estiveram presentes e falaram sobre a importância do evento o presidente da AEAGRO Adriano Giuriatti, professor Gelson Marchioro da Unochapecó, Jorge Mathias da UFFS, o gerente regional da Epagri Ivan Carlos Chiapinotto, Doraci Bedin da Emater/RS, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó Diógenes Lang, o secretário de agricultura Valdir Crestani, entre outros.

EXPECTATIVAS

Com uma propriedade de aproximadamente 16 hectares, Victor Borsoi e a esposa Nilce do Carmo, atuam com foco na produção de uva e citrus. Ao todo, são 40 toneladas de laranja por ano e 10 toneladas de uva para venda direta, programa de aquisição de alimentos e para fruteira. Com relação à uva, além de comercializar, também produz vinho. “É uma renda extra, mas não trabalho só pelo que ganho. É preciso gostar e, quem gosta, faz dinheiro”.

Sobre o simpósio, Borsoi que está entre os expositores, acredita que é um passo importante para o desenvolvimento da fruticultura. “A região tem vocação, pois temos clima adequado, o que possibilita produzir diferentes variedades o ano inteiro. Além disso, ao mostrar que temos potencial para o futuro, o evento ajudará no acesso às linhas de crédito”, enfatizou Borsoi.

A gerente de negócios - pessoa física - da Unidade Centro Chapecó da Sicredi Região da Produção Giovana Milani assinalou que a agência terá estande no evento para apresentar as linhas de crédito adequadas aos produtores. “Apoiamos o simpósio porque temos essência de cooperativa rural. O objetivo é aumentar o atendimento a esse público de Chapecó e região, oferecendo recursos para a fruticultura e demais linhas rurais. Será um grande evento e, com certeza, nos próximos anos seremos parceiros novamente”.

EXPOSITORES

Além do lançamento, os expositores, parceiros e apoiadores participaram de uma reunião que discutiu a preparação para expor no Simpósio de Fruticultura. Conduzido pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC Silmar Heck, o evento também contou com explanação do coordenador do evento Daniel Borsoi e do coordenador do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani.

Foram destacados aspectos sobre a importância de expor, o que planejar, sobre a equipe de atendimento, materiais que devem ser levados, bem como a organização do estande, entre outros.

APOIO

O evento conta com o apoio da RIC TV Record, SICREDI, SICOOB Maxicrédito, Cressol Chapecó, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Educação, Governo Federal do Brasil, CIDASC, APACO, Prefeitura Municipal de Chapecó, Governo do Estado, SC Rural, UNITAGRI, Instituto SAGA e AMOSC.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias