Pesquisas

Inovação está entre as novas categorias do Top Ciência

Prêmio realizado pela BASF chega a sua nona edição em 2013 Uma das novidades deste ano é a readequação das categorias de avaliação, que visam melhorar a inscrição dos estudos científicos


Publicado em: 28/08/2013 às 13:50hs

Inovação está entre as novas categorias do Top Ciência

A BASF tem a inovação como um dos seus principais pilares e como resultado, a empresa é reconhecida nos mercados em que atua. O Top Ciência, realizado anualmente pela multinacional alemã, sustenta essa premissa que integra sua estratégia de fomento à pesquisa por meio do conceito de Inovação Aberta (Open Innovation), que significa investir também em projetos oriundos de outras instituições. A premiação reúne pesquisadores, cientistas, agricultores e consultores de toda a América Latina que se destacaram com trabalhos inovadores em prol da agricultura da região. Entre as novidades deste ano está a readequação das categorias da premiação, agora baseadas em temas por funcionalidade.

“Nos anos anteriores, os participantes se inscreviam na premiação em categorias como cerais ou hortifruticultura, por exemplo. Entretanto, avaliamos que os temas por funcionalidade são mais fáceis de serem caracterizados”, diz Leandro Martins, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina.  “Este ano as categorias são: fisiologia, herbicida, fitopatologia, fitotecnia e inovação”, acrescenta Leandro.

O Top Ciência tem como objetivo por em pauta as melhores práticas agrícolas que elevam os níveis de produtividade, qualidade, rentabilidade e proteção de cultivos, visando promover a pesquisa e sua aplicação prática. Essa linha de ideias vai ao encontro do que a BASF defende, priorizando iniciativas que demonstrem e comprovem sua relevância, de forma sustentável.

Somente este ano, o prêmio já passou pela Argentina (18 e 19 de julho) e Guatemala (31 de julho e 01 de agosto) e será encerrado no Brasil com a seleção dos melhores trabalhos de toda a América Latina. A comissão julgadora elegerá as melhores pesquisas levando em consideração a inovação da proposta; a viabilidade de implementação prática; a qualidade dos resultados alcançados; o cumprimento dos objetivos propostos; a fundamentação teórica e metodológica; e o amparo bibliográfico dos estudos. São mais de 25 cultivos pesquisados, entre os quais: soja, milho, arroz, feijão, trigo, café, algodão, tomate, batata, uva e melão.

“Em função da expectativa do crescimento da população mundial, a BASF tem investido fortemente no desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do produtor rural para acompanhar o aumento da demanda por alimentos e energia. O Top Ciência é uma iniciativa que gera ainda mais valor no desempenho dos produtos BASF e o agricultor também se beneficia com novas descobertas”, afirma Eduardo Leduc, vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina, Fundação Espaço ECO® e Sustentabilidade para a América do Sul.  

Até 2012, o prêmio já reuniu cerca de 1600 estudos. Nesta edição, foram inscritos aproximadamente 408 trabalhos divididos entre Brasil e demais países da América Latina. Desde 2009, já foram estabelecidas nove patentes, a fim de reconhecer os direitos de propriedade intelectual para ampliar a geração de conhecimento e pesquisa como forma realimentar o ciclo de criação técnico-científica do agronegócio.

Fonte: X Comunicação

◄ Leia outras notícias