Publicado em: 08/07/2025 às 08:00hs
A Indovinya, divisão de especialidades químicas e surfactantes da Indorama Ventures, anunciou o lançamento de seu novo Desafio de Inovação Aberta, em parceria com a AEVO, empresa especializada em soluções para gestão da inovação corporativa. A iniciativa busca identificar soluções sustentáveis e de alto desempenho para o agronegócio, com foco em moléculas biodegradáveis utilizadas em formulações agroquímicas.
O programa é voltado a startups e empreendedores que desenvolvam hidrófobos e outras moléculas com propriedade dispersante que sejam biodegradáveis e livres de microplásticos. As soluções selecionadas poderão ser incorporadas às formulações da Indovinya, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental sem comprometer a eficiência.
As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho de 2025.
Os projetos selecionados terão acesso a plataformas de desenvolvimento compartilhado, mentorias com o time de inovação da Indovinya e a possibilidade de estabelecer parcerias comerciais, incluindo:
Após o encerramento das inscrições, as propostas serão avaliadas por especialistas da AEVO e da Indovinya. Os finalistas participarão de uma etapa de mentoria e apresentarão seus projetos em um Dia do Pitch, voltado às lideranças das áreas de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Crop Solutions da companhia.
Segundo Priscila Castelani, diretora global de Marketing & Inovação da divisão de Crop Solutions da Indovinya, o desafio busca fomentar tecnologias mais limpas e eficientes:
“Dispersantes são componentes fundamentais nas formulações de proteção de cultivos, mas muitos ainda causam impactos ambientais. Estamos empenhados em desenvolver uma nova geração de produtos sustentáveis, com origem renovável e eficácia em baixas dosagens, como surfactantes inovadores, polímeros de base biológica e compostos de fermentação.”
Com presença em 10 países, a Indovinya conta com:
Somente em 2024, a empresa avaliou mais de 80 startups e conduziu 10 provas de conceito com potenciais parceiros. A companhia já acumula mais de 500 pedidos de patentes em mais de 30 países.
De acordo com Renata Haenel, diretora global de Inovação da empresa, as propostas serão analisadas com base em critérios como:
“Nosso objetivo é cocriar soluções que antecipem tendências, fortaleçam o ecossistema de inovação e gerem vantagem competitiva de forma sustentável”, destacou Haenel.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias