Publicado em: 04/02/2014 às 08:50hs
A Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) abriu um espaço para que pesquisadores, estudantes e outros profissionais que atuam na área de recursos genéticos de plantas, animais ou microrganismos no Brasil e no exterior participem da elaboração do programa científico do III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. O evento acontecerá em Santos, SP, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2014 e as sugestões de temas, conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos podem ser enviadas até o dia 16 de fevereiro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1sJqz4zau8WNJw7JS1a2G2751N3-mxrpbSdzSC6hQLS0/viewform
O objetivo das instituições, responsáveis pela promoção do evento, é torná-lo mais interativo. No caso de mesas-redondas, a participação de profissionais de diferentes instituições e regiões será considerada um diferencial para a seleção.
O site do evento já está sendo construído e as novidades podem ser acompanhadas pelo endereço: www.cbrg.net.br. Mais informações estão disponíveis também no site da SBRG (www.recursosgeneticos.org) e no Facebook: www.facebook.com/recursosgeneticos.
Congressos anteriores: discussões científicas e popularização da importância dos recursos genéticos junto à sociedade brasileira
O Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos é realizado a cada dois anos com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos.
O atual presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcos Gimenes, explica que a organização de um congresso de recursos genéticos no Brasil é um grande desafio, já que existem muitas instituições atuando nessa área no país e as informações encontram-se muito dispersas. “Os eventos científicos são espaços privilegiados de troca de conhecimentos e experiências entre representantes das instituições de pesquisa, ensino e estudantes”, afirma.
Além de possibilitar o intercâmbio de informações na área científica, o evento é também um foro privilegiado para divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira.
Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.
Conhecer, conservar e usar corretamente os recursos genéticos é fundamental para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.
O I Congresso foi realizado em Salvador, BA, em 2010, e reuniu mais de 800 pessoas. O II aconteceu em 2012, em Belém, PA, e contou com a apresentação de mais de 600 trabalhos científicos.
Para o terceiro, que acontece este ano, os organizadores esperam uma participação ainda mais efetiva e interativa. “Por isso, resolvemos abrir um espaço exclusivo para que as pessoas participem diretamente da elaboração da programação”, explica o presidente da SBRG.
Os recursos genéticos constituem a base da alimentação humana, mas é preciso que a sociedade brasileira entenda melhor o significado dessas pesquisas para que possa se tornar uma aliada na sua conservação e uso sustentável no país. Por isso, a popularização deste tema é um dos principais objetivos do evento, como afirma Gimenes: “é importante que as discussões sobre recursos genéticos extravasem os muros das universidades e das instituições científicas e passem a fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos”.
Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
◄ Leia outras notícias