Publicado em: 16/09/2024 às 09:00hs
O VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) se prepara para discutir a Economia Azul e a sustentabilidade na produção de pescado. O evento ocorrerá de 24 a 26 de setembro em Foz do Iguaçu, Paraná, e contará com a presença de especialistas renomados, como Gonçalo Santos, especialista em aquicultura da Noruega, e Jose Aguilar Manjarrez, oficial da FAO para a América Latina e Caribe – Regional Chile.
No primeiro dia do congresso, a partir das 9h do dia 24 de setembro, Santos apresentará as "Megatendências da Aquicultura Mundial", enquanto Manjarrez abordará "A Transformação Azul e as Diretrizes para a Aquicultura". O objetivo central desse painel é explorar a evolução da produção de pescado sob a perspectiva da sustentabilidade e delinear os rumos futuros da aquicultura global, explicou Altemir Gregolin, presidente do evento. “Vamos discutir as tendências mais relevantes para o setor e elaborar estratégias para que o Brasil adote um modelo sustentável e amplie seu acesso ao mercado internacional”, afirmou Gregolin.
Entre as megatendências do setor, serão discutidas novas tecnologias, sistemas de produção inovadores, tendências em nutrição e sanidade para a aquicultura, além de sistemas de produção com reuso de água. “O foco é desenvolver um modelo de produção sustentável e tecnologicamente avançado que mantenha o Brasil competitivo no mercado internacional, com certificações e rastreabilidade”, definiu Gregolin.
Eliana Panty, CEO do International Fish Congress Brasil, enfatiza a relevância da Economia Azul, que promove o uso sustentável dos recursos marinhos e continentais para impulsionar o crescimento econômico sem comprometer a saúde dos ecossistemas. “A Economia Azul é uma discussão emergente que afeta as principais economias globais. Os oceanos, cobrindo mais de dois terços da superfície do planeta, desempenham um papel crucial no combate ao aquecimento global, preservação da biodiversidade, fornecimento de energia e alimentos, além de garantir o crescimento econômico e uma distribuição mais equitativa da prosperidade”, destacou Panty.
Para mais informações sobre o IFC Brasil, visite o site oficial do evento (www.ifcbrasil.com.br) ou entre em contato pelo e-mail marketing@ifcbrasil.com.br.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias