Pesquisas

Grupos de trabalho discutem metodologias de análises em Encontro de Laboratórios

Quatro grupos de trabalho abertos ao público do evento integram a programação do Encontro Nacional sobre Metodologia e Gestão de Laboratórios (MET) da Embrapa — Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


Publicado em: 16/10/2013 às 12:30hs

Grupos de trabalho discutem metodologias de análises em Encontro de Laboratórios

O MET é organizado pela primeira vez por uma Unidade do Nordeste, no caso, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada em Cruz das Amas (BA). Esta 18ª edição, que tem por tema “O mundo atrás da bancada”, será de 28 de outubro a 1º de novembro, no Pestana Bahia Hotel, em Salvador, e vai contar ainda com palestras, minicursos e mesas-redondas. As inscrições podem ser feitas pelo site (www.met2013.com.br). Lá constam todas as informações sobre a programação do evento, que tem patrocínio das empresas Veolia Wate Brasil e PerkinElmer do Brasil Brasil e é aberto a outras instituições de pesquisa e universidades.

Os grupos de trabalho

Os grupos de trabalho vão acontecer na quarta (30) e na quinta (31), das 16h30 às 18h, concomitantemente.

O primeiro é sobre metodologias de biologia molecular e celular. Sob a coordenação da analista Daniele Ribeiro Reis (Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora/MG), o objetivo da discussão é tornar os participantes capazes de reconhecer oportunidades de melhoria e implementá-las nos procedimentos rotineiros de caracterização de genótipos de origem vegetal e/ou animal e nas ações de suporte aos programas de melhoramento genético.

Metodologias de análises químicas de nutrição de planta são o foco do grupo de trabalho coordenado pelo analista Willian Marra Silva (Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados/MS). A intenção é que os participantes conheçam técnicas analíticas e procedimentos experimentais aplicados em estudos relativos à nutrição de plantas e fiquem aptos a reconhecer oportunidades de melhoria nas técnicas analíticas que utilizam rotineiramente para a determinação de variáveis de interesse nesta área de atuação e que sejam úteis para garantir a qualidade de seus resultados. Objetivo semelhante tem o grupo de trabalho sobre metodologias de análises bromatológicas. Só que, neste caso, a discussão gira em torno dos procedimentos experimentais aplicados em estudos relativos à nutrição animal e humana. A coordenação está sob a responsabilidade do analista Gilberto Batista de Souza (Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos/SP).

E, por fim, metodologias de fertilidade do solo compõem o escopo do grupo de trabalho que está a cargo do técnico em Química da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). Vai abranger técnicas analíticas e procedimentos experimentais aplicados em estudos relativos à fertilidade do solo. Os participantes também deverão ser capazes de reconhecer oportunidades de melhoria nas técnicas analíticas que utilizam em seu dia a dia.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias