Pesquisas

Fepagro participa de ações para reestruturar o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária

O diretor técnico da Fepagro e diretor regional sul do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Carlos Oliveira, esteve presente, além de secretários da agricultura de diversos estados, entre outros


Publicado em: 07/04/2016 às 08:15hs

Fepagro participa de ações para reestruturar o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária

Promover uma reestruturação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), que é, principalmente, composto pela Embrapa e por Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), entre elas a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Essa foi a finalidade de um encontro para tratar do projeto "Aliança para a inovação agropecuária no Brasil", realizado na última terça-feira (29), em Brasília. O diretor técnico da Fepagro e diretor regional sul do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Carlos Oliveira, esteve presente, além de secretários da agricultura de diversos estados, entre outros.

Durante a reunião, o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, apresentou a proposta da Aliança e enfatizou que a intenção é fortalecer as Oepas e a Embrapa para atendimento das necessidades constantes de avanço em tecnologias e conhecimento na agropecuária. “Não podemos ficar presos no contexto atual e necessitamos vislumbrar os próximos cinco, dez, 15 anos”, avaliou.

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) e também secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, falou em nome dos secretários de estado da Agricultura. Ele afirmou que o Conseagri oferece apoio irrestrito à Aliança para inovação agropecuária. O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins, disse que a entidade é parceira e entusiasta da proposta.

Representando as Oepas, o presidente do Consepa, Florindo Dalberto, enfatizou que a composição Oepas – Embrapa foi e continua sendo fundamental para garantir autonomia tecnológica agropecuária em nível estadual, por parte das Oepas, e no contexto nacional, somada às ações da Embrapa. “Fortalecer e aprimorar a governança das instituições é fundamental e base para sustentação das atividades de pesquisa e desenvolvimento”, afirmou.

Após a reunião, foi inaugurada a nova sede do Consepa em Brasília, junto ao edifício-sede da Embrapa. Como encaminhamento, o presidente do Conseagri ficou de repassar para os demais secretários da agricultura dos estados os assuntos abordados.

Fonte: FEPAGRO

◄ Leia outras notícias