Pesquisas

Evento Mundial de Avicultura Retorna à EuroTier 2024 com Foco em Novas Tecnologias

World Poultry Show reúne inovações na produção de aves e ovos, destacando Inteligência Artificial, biossegurança, bem-estar animal e redução de CO2


Publicado em: 01/07/2024 às 07:00hs

Evento Mundial de Avicultura Retorna à EuroTier 2024 com Foco em Novas Tecnologias

A automação das granjas, o uso de Inteligência Artificial (IA) no manejo animal e a produção sustentável de aves e ovos são os principais temas do World Poultry Show, evento que ocorre paralelamente à EuroTier 2024. A feira será realizada de 12 a 15 de novembro no Centro de Feiras de Hanover, na Alemanha, e é organizada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) a cada dois anos. Reconhecida como a principal feira mundial na produção de proteína animal, a EuroTier contará com mais de 2 mil expositores de 60 países.

O World Poultry Show, com mais de 300 expositores especializados na indústria avícola, destaca-se pelas novas tecnologias e pesquisas que visam otimizar a produção e comercialização de aves e ovos. Entre os temas abordados na edição deste ano estão biossegurança, saúde e bem-estar animal, redução da pegada de carbono e o uso de novas tecnologias no manejo dos animais.

"A demanda global por carne de aves e ovos está crescendo, e questões como bem-estar animal, redução do uso de antibióticos e emissões dos aviários são centrais nos debates do World Poultry Show", afirma Sven Häuser, coordenador do programa técnico da EuroTier 2024.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil produziu cerca de 14,8 milhões de toneladas de frango no último ano, posicionando-se como o segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Do total produzido no Brasil, 34,65% são destinados ao mercado externo, tornando o país o maior exportador de carne de frango do mundo. "O Brasil é um mercado chave para o desenvolvimento de novas tecnologias na avicultura, e há grande expectativa quanto à participação brasileira nesta edição, tanto de visitantes quanto de expositores", explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG no Brasil.

A ICC Brazil, especializada em soluções naturais inovadoras para nutrição e saúde animal, é uma das empresas brasileiras confirmadas para a edição deste ano. "Participamos da EuroTier desde 2010 e estamos entusiasmados em apresentar nossas soluções naturais e sustentáveis à base de levedura de etanol brasileira, que contribuem para uma produção animal mais segura e eficiente", ressalta Fernando Braga, Gerente de Marketing Global da ICC.

Inteligência Artificial na Avicultura

O World Poultry Show contará com uma extensa programação de conferências, mesas redondas e exposições que trazem as principais inovações e tendências em avicultura, saúde animal, alimentação e comercialização de aves e ovos. Um dos destaques é o DLG Spotlight, que abordará o tema “IA na Avicultura”, destacando os avanços tecnológicos na automação e digitalização da indústria avícola. As soluções apresentadas incluem desde a determinação do sexo do animal ainda dentro do ovo até plataformas digitais para monitoramento da saúde e das condições ambientais das granjas. "A digitalização desempenha um papel central na indústria avícola, apoiando os agricultores tanto no manejo dos animais quanto na administração das propriedades", explica Häuser.

EuroTier: Líder em Produção Animal

Além do foco na avicultura, a EuroTier é a principal feira mundial na produção animal, apresentando inovações em genética, recursos alimentares e operacionais, sistemas de criação e alimentação. Com expectativa de mais de 120 mil visitantes de 150 países, a feira abrange os setores de avicultura, pecuária, suinocultura, aquicultura, proteínas alternativas, tecnologia climática e ambiental, digitalização, ordenha e resfriamento, manejo de esterco, transporte, processamento, vendas e marketing, além de serviços para a produção agrícola.

"O portfólio da EuroTier cobre toda a cadeia de valor dos alimentos de origem animal, atraindo cada vez mais brasileiros. Na última edição, tivemos cerca de 500 visitantes brasileiros e esperamos superar esse número este ano", ressalta Brena Bäumle. A feira também destaca-se pelo grande número de pavilhões nacionais, reforçando sua importância global. As maiores delegações vêm do Canadá, China, Finlândia, França, Irlanda do Norte, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias