Publicado em: 06/05/2025 às 08:00hs
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) conduziu um estudo de campo com bovinos para analisar a eficácia do brinco mosquicida Fiprotag® 210 e do endectocida Bullmax® Premium, ambos da Vetoquinol Saúde Animal, no controle da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) e de nematódeos gastrintestinais. Os resultados confirmaram a alta eficiência dos produtos no manejo de parasitas. “O resultado foi excelente e ratificou o que já imaginávamos: ambas as soluções são extremamente eficazes para o controle parasitário dos bovinos”, afirma Antônio Coutinho, gerente nacional de marketing da Vetoquinol Saúde Animal.
O brinco Fiprotag® 210 foi submetido a testes em dois cenários: preventivo e curativo. No teste preventivo – ou seja, com a aplicação feita antes do pico de infestação –, os animais mantiveram-se com infestação controlada por até 210 dias após o uso do produto.
Já no teste curativo, os resultados também foram expressivos. “Nessa etapa do estudo, os animais que apresentavam infestações severas por Haematobia irritans tiveram a carga parasitária totalmente eliminada após a aplicação do Fiprotag® 210. Além disso, observou-se um aumento significativo da infestação no grupo controle com a mudança das condições climáticas, o que reforça a importância do uso dessa ferramenta”, destaca Coutinho.
O estudo também avaliou a produtividade dos bovinos tratados com ambas as soluções em comparação ao grupo controle. De acordo com os dados obtidos, os animais que receberam o Fiprotag® 210 e o Bullmax® Premium apresentaram um ganho de peso 2,6 vezes maior por hectare do que os não tratados.
“Pesquisas como essa são fundamentais como retorno técnico para o aprimoramento de soluções já disponíveis e para o desenvolvimento de novas tecnologias. Com esse tipo de iniciativa, temos confiança na entrega de produtos que promovem a saúde animal e contribuem para a rentabilidade das propriedades rurais”, finaliza o representante da Vetoquinol.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias