Pesquisas

EPAMIG apresenta trabalho em Congresso Brasileiro de Macaúba

Macaúba em sistema consorciado com braquiaria sob pastejo é o tema do trabalho que a EPAMIG vai apresentar durante o 1º Congresso Brasileiro de Macaúba: consolidação da cadeia produtiva, entre os dias 19 e 21, em Patos de Minas


Publicado em: 18/11/2013 às 15:20hs

EPAMIG apresenta trabalho em Congresso Brasileiro de Macaúba

O trabalho tem como objetivo avaliar o potencial da macaúba para produção de biodiesel e é desenvolvido em parceria entre os pesquisadores Domingos Sávio Queiroz, Edilane Aparecida da Silva, José Mauro Valente Paes, José Reinaldo Mendes Ruas, Arismar de Castro Menezes e Maria Celuta Machado Viana, além do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Sérgio Yoshimitsu Motoike e do doutorando Gustavo Menezes.

O projeto, que tem recursos da Petrobras, é fruto de parceria entre EPAMIG, UFV, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Unimontes. O estudo que será apresentado no congresso trata especificamente do efeito do pastejo por bovinos em área de cultivo de macaúba com plantas na fase juvenil em consórcio com pasto de braquiaria, explica o pesquisador Domingos Sávio Queiroz. "Muitos especialistas acreditam que o futuro da macaúba será o consórcio com pastos, em sistemas silvipastoris. Temos avaliado unidades instaladas nas fazendas experimentais de Felixlândia, de Gorutuba e de Sertãozinho, onde introduzimos bovinos em áreas de implantação da palmeira macaúba", ressalta.

O 1º Congresso Brasileiro de Macaúba é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Embrapa, SEAPA-MG e Centro Universitário de Patos de Minas.

Fonte: Assessoria de Comunicação EPAMIG/ILCT

◄ Leia outras notícias