Pesquisas

EPAMIG amplia participação na Semana do Fazendeiro, em Viçosa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está ampliando a participação na 86ª edição da Semana do Fazendeiro, que acontece em Viçosa, a partir de domingo, 12, até dia 18 deste mês


Publicado em: 14/07/2015 às 08:00hs

EPAMIG amplia participação na Semana do Fazendeiro, em Viçosa

Além da apresentação das publicações técnicas, livros e sementes no estande da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a EPAMIG vai apresentar o ônibus Ciência Móvel - projeto criado para difundir tecnologias desenvolvidas pela Empresa de forma itinerante -, onde serão destacados resultados de pesquisas, máquinas voltadas para pequenos agricultores, com a participação dos pesquisadores para atendimento ao público.

A semana é considerada o maior e mais tradicional evento de extensão realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a expectativa é atrair mais de 30 mil pessoas na ampla programação, que reúne cursos, oficinas, palestras e atividades culturais. Este ano, o tema abordado é “Campo e cidade: diálogo para um futuro sustentável”, com o objetivo de enfatizar a mútua dependência entre a produção agrícola e os padrões de consumo e a utilização dos recursos nas cidades. O presidente da EPAMIG, Rui da Silva Verneque, participará da Audiência Pública sobre Extensão Rural, Cooperativismo e Agroindústria da ALMG, que será realizada às 13h30 da segunda-feira, 13, dentro da programação do evento.

A programação de cursos e clínicas tecnológicas conta com participação intensa de pesquisadores da EPAMIG Zona da Mata. No dia 13, segunda-feira, o pesquisador Marcelo de Freitas Ribeiro dará curso teórico e prático sobre "Boas práticas agrícolas na lavoura cafeeira"; na terça-feira, 14, a pesquisadora Maria Regina de Miranda Souza vai falar sobre "Produção de ora-pro-nobis"; e na sexta, dia 17, "Cultura da seringueira" será o tema apresentado pelo pesquisador Antônio de Pádua Alvarenga.

Entre as clínicas tecnológicas, os temas "Como minimizar o gasto de água no processamento de café cereja descascado" e "Destinação da água residuária do processamento dos frutos de café" terão coordenação do pesquisador Sammy Fernandes Soares na terça-feira, 14, e na quinta, dia 16, respectivamente. A programação completa está no site www.semanadofazendeiro.ufv.br.