Pesquisas

Embrapa Trigo 39 anos

No dia 28 de outubro, a Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), completou 39 anos de existência


Publicado em: 30/10/2013 às 08:20hs

Embrapa Trigo 39 anos

A Embrapa Trigo é uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Passo Fundo foi sede da primeira unidade descentralizada da empresa, criada com a finalidade de garantir a produção nacional de trigo através da política do Presidente Ernesto Geisel.

Quando a Embrapa Trigo começou a atuar, em 28 de outubro de 1974, a produção tritícola nacional era insipiente, praticada a partir da introdução de cultivares trazidas de outros países latinos, como a Argentina e o México, que resultavam em baixo rendimento devido a pouca adaptação destes materiais e a inexistência de tecnologia agrícolas apropriadas, como sistemas de produção, controle de pragas e doenças, mecanização na lavoura e conservação de grãos. O desenvolvimento de pesquisas específicas voltadas ao setor gerou um crescimento de 1,54% ao ano, resultando no aumento da produtividade de 500kg/ha na década de 70, para 800kg/ha num período de dez anos. A produção de trigo, que estava concentrada somente no Rio Grande do Sul, rapidamente se espalhou para os estados de Santa Catarina e Paraná, e hoje já começa a ganhar espaço no Brasil Central. Atualmente, a média de produtividade varia de 1.500 a 7 mil kg/ha, resultado do desenvolvimento de cultivares com ampla adaptação, estabilidade no rendimento e resistência a doenças, que permitiram significativo aumento na produção de grãos do Brasil.

No quesito infraestrutura, a Embrapa Trigo conta com área total de 426 hectares (ha), nos municípios gaúchos de Passo Fundo e Coxilha, com 284 ha de campos experimentais e 22 mil m² de área construída, onde contempla 11 laboratórios. Em Uberaba, MG, está em conclusão de obras o Núcleo Avançado de Pesquisa de Trigo Tropical, onde estão previstos investimentos de R$ 2,5 milhões na construção de prédios, laboratórios e preparo da área de campo para a instalação de experimentos.

Atualmente, a equipe conta com 244 empregados, sendo 56 pesquisadores, 32 analistas e 156 assistentes. De 2006 a 2012, a Embrapa Trigo apresentou um grau de renovação de 54%, reflexo do trabalho de renovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento da agricultura brasileira, sendo orientada para áreas de pesquisa portadoras de futuro como biotecnologia, agricultura de precisão, bioinformática, agroenergia, mudanças climáticas e sistemas integrados de produção; e também para áreas tradicionais do conhecimento como melhoramento genético, meio ambiente, proteção de plantas, socioeconomia e métodos quantitativos.

Na transferência de tecnologia, somente em 2012, foram realizadas 35 capacitações, 44 novos contratos de parceria, 61 dias de campo (9.348 participantes), 1.199 notícias jornalísticas e mais de 200 mil acessos ao site da Embrapa Trigo. O orçamento da Embrapa Trigo em 2012 foi de R$ 9.912.775,01.

Em contínua renovação, o trabalho da Embrapa Trigo é um referencial de tecnologias e novas oportunidades para a agricultura. Desta forma, em seus 39 anos de atuação foram geradas 110 cultivares de trigo, 22 de cevada, 10 de triticale, 2 de centeio, 1 de aveia, 27 de soja, 3 de milho, 2 de feijão e 1 ervilha forrageira.

O último período de atividades teve um grande esforço para a construção de parcerias internacionais. Diversas empresas, institutos de pesquisa e universidades de países como Estados Unidos, México, Reino Unido, França, China, Japão, entre outras, foram contatadas e já são consideradas parceiras da Embrapa. Entre os projetos de interesse mútuo estão o melhoramento de trigo, o combate a doenças como giberela e brusone, e o aumento da qualidade do trigo. A busca pelo aumento da produção sustentável mundialmente, é um dos princípios de trabalho da Embrapa Trigo.

Saiba mais sobre a atuação da Embrapa Trigo no site www.cnpt.embrapa.br. Até o final do ano, estarão acontecendo várias atividades comemorativas, como dias de campo, palestras em escolas agrícolas, visitas e exposições. No momento, a síntese do trabalho das unidades da Embrapa da Região Sul está na exposição Embrapa 40 Anos, que permanece até o dia 01/11, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo. No prédio principal da Embrapa Trigo está o concurso fotográfico Embrapa 40 Anos, que depois segue com as melhores fotos para o Bella Città Shopping, e a mostra com o resgate histórico do Centro Nacional de Pesquisa do Trigo.

Fonte: Embrapa Trigo

◄ Leia outras notícias