Pesquisas

Embrapa e Universidades fazem edição on-line do Avança Café

Depois de selecionar 26 e premiar seis empresas inovadoras em 2019 a segunda edição do Programa Avança Café está começando na modalidade virtual, com os cuidados indispensáveis em relação a pandemia do Covid-19


Publicado em: 23/07/2020 às 09:00hs

Embrapa e Universidades fazem edição on-line do Avança Café

Os realizadores acabam de reeditar para o formato on line a programação prevista para começar este ano, o que permitirá a realização das ações práticas juntos às Universidades parceiras. 

O Avança Café é um programa de pré-aceleração de startups promovido pela Embrapa Café e pelo Consórcio Pesquisa Café, realizado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do tecnoPARQ, da Universidade Federal de Viçosa e pelo Inova Hub da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.

Para a realização deste Programa a Embrapa conta com a estrutura das Universidades, que se encarregam das atividades pedagógicas de formação das equipes de startups. O Avança Café é o primeiro programa voltado exclusivamente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, por meio de formação de startups, para a cadeia produtiva do café. O programa inovador foi criado para impulsionar empresas e projetos nascentes, fornecendo conhecimento, oportunidades e conexões.

O Programa acionado pela Embrapa visa constituir um banco de ideias inovadoras para o café e, a partir desse conhecimento, buscar interessados que apostem na jovialidade das startups, transformando o que era apenas uma ideia inicial em grandes negócios. É o caso da Farmly, startup vencedora da etapa de Viçosa que já está exportando cafés especiais para cafeterias européias.

O Avança Café consta de duas etapas, sendo a primeira de sensibilização e prospecção de projetos e a segunda de pré-aceleração. Na primeira etapa são realizadas palestras, reuniões, meetups, dia de campo e maratonas de desenvolvimento de ideias, conhecidas como hackathons. Na sequência, a segunda etapa é a de pré-aceleração, com duração de 12 semanas, sendo fornecido às equipes participantes subsídios para formação das startups por meio de conteúdos teóricos e práticos, treinamentos, mentorias e acompanhamentos.

Com a pandemia, nesta segunda edição o Programa manterá o formato, porém, será adaptado para o contexto de isolamento social que estamos vivenciando, e será oferecido de forma 100% online. A equipe de trabalho da Incubadora da UFV e do InovaHub (UFLA) estão envolvidas em atividades de planejamento desde o primeiro semestre deste ano, adaptando a realização dos eventos pedagógicos de forma remota, sem comprometer a qualidade do trabalho entregue aos participantes do Programa.

Conquistas de 2019 colocam no mercado novos empreendedores

Em 2019 as startups Farmly e Scanfito foram as grandes vencedoras do desafio de startups do Programa Avança Café. A primeira fase começou no inicio do ano e terminou em agosto e foram seis as classificadas finais. Todo o programa mobilizou 26 novas equipes, formadas justamente para apresentar soluções digitais para a cafeicultura brasileira em suas diferentes fases produtivas e de mercado.

O Avança Café fomentou a formação de startups, especialmente por meio de hackathons (seletiva de startups que têm propósito de aglutinar equipes para resolver problemas em curto espaço de tempo) e promoveu a pré-aceleração durante 12 semanas nas incubadoras da UFV e UFLA. As equipes receberam treinamento, por processo imersivo em temas como: formação de equipe, validação de Dor de Mercado (ou validação do problema), Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch (vídeo), desenvolvimento de produto, mercado, financeiro, vendas, marketing e planejamento estratégico. 

Confira as equipes premiadas em 2019

O programa desenvolvido pela UFV e pela UFLA apresentou na final seis propostas inovadoras, sendo que todos os finalistas foram premiados com recursos em dinheiro oferecido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que se associou ao Programa da Embrapa.  As finalistas em Viçosa foram:

Farmly – plataforma digital, facilita a comercialização de cafés especiais, já em fase de implementação no mercado, possibilita que pequenos produtores brasileiros possam entregar seus cafés diretamente nas famosas cafeterias européias;

LogExpress – Sistema de cooperativa virtual que conecta produtores de café de diversas regiões  com os fornecedores de insumos. Com a atualização sobre preços e entregas o produtor diminui os custos de produção;

Promai- plataforma que simplifica o manejo da irrigação do cafeeiro ao utilizar dados estratégicos de temperatura e precipitação. A plataforma oferece todo o serviço de uso do aplicativo on line para facilitar a implementação do procedimento.

Em Lavras, além das equipes da UFLA, o Avança Café  também mobilizou equipes nos Institutos Federais de Muzambinho e de Machado. No final do certame as equipes vencedoras foram: 

ScanFito – Utiliza VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) e desenvolve tecnologia voltada para a aquisição e gestão da informação cafeeira, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade;

QIPixel - Oferece ao agrônomo agilidade e precisão no monitoramento das lavouras, gerando economia de tempo e deslocamento para a realização da diagnose;

AgroRenda – De forma simples e intuitiva, viabiliza ao cafeicultor a gestão contínua de sua lucratividade a partir do levantamento facilitado dos custos e o acompanhamento dos preços no mercado físico e futuro.

O Programa Avança Café, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, tem continuidade neste ano, sendo que as atividades para seleção de novas startups devem começar nos próximos dias com a publicação dos editais nas incubadoras das Universidades Federais de Viçosa e de Lavras. 

Pré-inscrições estão abertas

As equipes de trabalho das Incubadoras de Viçosa e de Lavras estão na fase final de montagem do planejamento para executar o evento de forma remota, a fim de não comprometer a execução de todas as ações com a nova modalidade, remota.

As inscrições para o Avança Café serão abertas no dia 3 de agosto, e as datas dos eventos e do lançamento do edital serão divulgadas posteriormente. Mas já é possível fazer a reserva da participação no programa preenchendo o formulário de pré-inscrição.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: avancacafe@ufv.br (Viçosa) ou inovahub@ufla.br (lavras), sendo que nos próximos dias estarão abertas páginas em redes sociais para apoiar e informar os interessados no programa.

Fonte: Embrapa Café

◄ Leia outras notícias