Pesquisas

Descobertos mecanismos para regular crescimento do arroz

Esses achados revelam um arcabouço genético e molecular


Publicado em: 26/05/2021 às 10:00hs

Descobertos mecanismos para regular crescimento do arroz

O arroz é um dos alimentos básicos mais importantes do mundo e o aumento da produção de arroz é fundamental para o rápido crescimento da população mundial. Recentemente, uma equipe de pesquisa da Academia Chinesa de Ciências revelou a via GW2-WG1-OsbZIP47 que regula o tamanho e o peso do grão de arroz, fornecendo uma nova perspectiva sobre a aplicação de aumento da produtividade da cultura e melhoria da qualidade do arroz. 

Os pesquisadores isolaram o gene WG1 de uma linha transgênica WG1-OE original com grãos mais largos e pesados. WG1 codifica uma glutaredoxina OsGRX8 do tipo CC, que está localizada no núcleo. A regulação positiva de WG1 aumentou significativamente a largura e o peso do kernel, enquanto a remoção de WG1 usando a tecnologia CRISPR / Cas9 levou a grãos mais longos e mais finos. A análise citológica mostrou que WG1 regula a largura do grão, promovendo a proliferação celular. 

WG1 interage com o fator de transcrição OsbZIP47 e reprime sua atividade transcricional recrutando o corepressor transcricional ASP1 para regular o tamanho do grão. OsbZIP47 restringe o crescimento da largura do grão ao diminuir a proliferação celular. Outros resultados revelaram que um regulador de tamanho de grão conhecido - E3 ubiquitina ligase GW2 ubiquitina proteínas WG1 e as direciona para degradação. A análise genética confirma que GW2, WG1 e OsbZIP47 funcionam em uma via comum para controlar o crescimento de grãos. 

Esses achados revelam um arcabouço genético e molecular para o controle do tamanho e peso do grão mediado pelo módulo regulatório GW2-WG1-OsbZIP47, que abre novas perspectivas para o uso dessa via regulatória para melhorar o tamanho e peso do grão nas lavouras. 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias