Pesquisas

Conferência internacional vai discutir os mais recentes avanços na área de genômica vegetal em Arraial D’Ajuda, BA

Ainda dá tempo de participar e apresentar o seu trabalho no evento, que é promovido pela Embrapa e instituições parceiras. Consulte as datas limites no site (http://www.sol2014.com.br/)


Publicado em: 25/08/2014 às 07:40hs

Conferência internacional vai discutir os mais recentes avanços na área de genômica vegetal em Arraial D’Ajuda, BA

Especialistas nacionais e internacionais da área de genômica vegetal estarão reunidos em Arraial D’Ajuda, BA, no período de 2 a 6 de novembro próximo, durante a SOL 2014 (Solanaceae Conference). Esta é a 11ª edição e está sendo organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa; Universidades Estadual de Santa Cruz (UESC) e Federal de Lavras (UFLA); e o Consórcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA). O objetivo é discutir os mais recentes avanços na área de genômica e suas aplicações no melhoramento genético vegetal em 14 países – Brasil, Índia, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Holanda, China, Israel, Coreia, Reino Unido, Itália, Japão, Nova Zelândia e França.

A ideia, de acordo com o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Alan Andrade, que é um dos organizadores da Conferência, é trocar experiências e conhecimentos sobre metodologias de alto rendimento utilizadas nas áreas de genotipagem e fenotipagem que abrem caminho para a identificação de novas moléculas com bom potencial para uso na agricultura sustentável.

“Assim como nas outras edições, a SOL 2014 vai reunir os principais cientistas da área de genômica vegetal e suas diferentes experiências, já que trabalham com aspectos variados da biologia de plantas”, afirma Alan, lembrando que o objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor para a partilha de conhecimentos.

SOL 2014: fórum importante para o presente e o futuro das pesquisas com espécies da família Solanaceae

O nome do evento por si só já é convidativo. Solanaceae é uma família botânica de plantas de grande importância para a alimentação da sociedade. Fazem parte dessa família: a batata (Solanum tuberosum), o tomate (Solanum lycopersicum, a beringela (Solanum melongena), e o tabaco (Nicotiana tabacum), entre outras. A família Solanaceae está representada por aproximadamente 3000 espécies distribuídas em 150 gêneros e pode ser encontrada em praticamente todo o mundo, mas é mais abundante e amplamente distribuída nas regiões tropicais da América Latina, com cerca de 40 gêneros. No Brasil, ocorrem 32 gêneros e 350 espécies.

A Conferência ganhou essa denominação porque os cientistas participantes trabalham com diferentes focos de pesquisa relacionados à família Solanaceae. “Trata-se de um fórum científico relevante na discussão do impacto que os estudos de genômica têm na agricultura atual porque reúne, em um mesmo espaço, pontos de vistas diferentes sobre transcriptômica, proteômica e metabolômica, que são ferramentas importantes para compreender o funcionamento interno de células vegetais”, ressalta Alan.

O pesquisador lembra ainda que “a caixa de ferramentas da biologia celular, antes restrita às células animais e levedura, hoje é também utilizada para espécies da família Solanaceae, o que permite aos pesquisadores estabelecer a ligação fundamental entre genótipos e fenótipos”. Na conferência são também discutidas pesquisas futuras com as principais plantas dessa família botânica, considerando a sua importância para a economia mundial, como: café, batata, pimenta etc.

Programação científica e prazos para apresentação de trabalhos

A SOL 2014 vai contar com 10 sessões temáticas: biologia de frutas; hormônios de sinalização; características de qualidade; ferramentas de fenotipagem (metabolômica); elementos móveis, miRNAs e metilação; variantes genômicas (SNPs, SVs e Ploidy); biologia de sistemas (Bioinformática / ferramentas de Genotipagem); interações abióticas; interações bióticas e melhoramento molecular. Paralelamente, haverá discussões sobre tomate, café, batata, pimenta, tabaco e plantas medicinais.

Como principais palestrantes, destacam-se: Sandra Knapp (Museu de História Natural do Reino Unido); Victor A. Albert (Universidade de Buffalo,EUA); Dani Zamir (Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel); Neelima R Sinha (Universidade da Califórnia, Davis, USA); Barbara Baker (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA); Philippe Gallusci (Universidade de Bordeaux, França); Mariana Stanton (Max Planck Institute – Ecologia Química, Alemanha) e Sanwen Huang (Academia de Ciências Agrícolas da China).

As inscrições e submissão de trabalhos podem ser feitas online pelo endereço: http://www.sol2014.com.br/. O prazo para apresentação de trabalhos orais é o dia 10 de setembro e de pôsteres, 30 de setembro.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias