Pesquisas

CNA, Embaixada Britânica e Embrapa lançam estudo inédito sobre pegada hídrica das cadeias produtivas de leite e carne

O estudo será divulgado no IV Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos, que será realizado nos dias 22 e 23 de março, em São Carlos-SP


Publicado em: 15/03/2016 às 15:30hs

CNA, Embaixada Britânica e Embrapa lançam estudo inédito sobre pegada hídrica das cadeias produtivas de leite e carne

Os técnicos do Projeto Pegada Hídrica, parceria entre CNA e Embaixada Britânica, realizaram um estudo com o levantamento de dados sobre a quantidade de água utilizada nas cadeias produtivas de carne e leite no Estado de São Paulo.

O estudo será divulgado no IV Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos, que será realizado nos dias 22 e 23 de março, na Sede da Embrapa Pecuária Sudeste, no município de São Carlos, em São Paulo.

“É um estudo inédito no Brasil que vai mostrar o tamanho da pegada hídrica das duas cadeias produtivas e seus impactos na Bacia hidrográfica do Rio Preto-MG”, explica Gustavo Goretti, assessor técnico da Coordenação Técnica de Recursos Hídricos da CNA.

O levantamento dos dados da pegada hídrica foi realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e será apresentado pelo Consultor Albano Henrique de Araújo, no dia 23 de março. (confira programação do evento).

Albano Henrique explica que a pegada hídrica é a quantidade de água, direta e indiretamente, usada na produção de um produto. “A água está presente na calça jeans, no combustível, na carne, no leite, no papel. O quanto desse recurso é preciso até o produto chegar ao consumidor é um cálculo complexo. Conhecer o valor da pegada pode colaborar para evitar o desperdício e melhorar a gestão da água”, diz.

O Coordenador Técnico de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, também participa do evento e acompanhou a elaboração do levantamento dos dados do Projeto Pegada Hídrica. “O custo da oportunidade da água é diferente por região. Uma árvore frutífera produzida na região Amazônica, onde a água é abundante, é relativamente menos impactante e mais barato que uma árvore frutífera produzida na Caatinga, onde há escassez de água, por exemplo. Esse estudo sobre as cadeias produtivas de carne e leite vão levar informações ao produtor e à sociedade sobre esse cálculo da utilização da água. Os impactos sobre a Bacia do Rio Preto é uma análise fundamental, pois tem grande representatividade nas cadeias de carne e leite bovinos do no Brasil”, explica Nelson Ananias.

Cartilhas

O Projeto Pegada Hídrica, assinado entre CNA e Embaixada Britânica, acontece desde maio de 2015 e está previsto para terminar em março deste ano. Para finalizar o projeto, o Sistema CNA/SENAR vai lançar duas Cartilhas com informações técnicas aos produtores rurais de todo o Brasil sobre os temas:

- Manejo da água na Agropecuária
- Captação da água de chuva e Armazenamento em Cisterna para uso na produção animal

Sobre o IV Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos- SPARH

O evento será realizado nos dias 22 e 23 de março de 2016, na Sede da Embrapa, em São Carlos, São Paulo.

Com promoção e realização da Embrapa Pecuária Sudeste, o SPARH tratará das principais questões produtivas, ambientais, sociais e econômicas relacionadas aàs produções produção animais animal e os recursos hídricos.

O evento trará especialistas internacionais para apresentar as experiências em manejo hídrico e produção animal em seus países. Especialistas nacionais tratarão de temas como coleta e análises de água, irrigação de pastagens e uso de resíduos como fertilizante.

Conheça a página de eventos do Canal do Produtor: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/eventos-do-setor

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias