Publicado em: 01/04/2026 às 11:16hs
O projeto Cacau 360° foi lançado com a proposta de promover uma transformação estruturada na cadeia produtiva do cacau e chocolate no Brasil. A iniciativa adota uma abordagem sistêmica, conectando ciência, mercado e políticas públicas para impulsionar a produção, elevar a qualidade e fortalecer a sustentabilidade do setor.
A ação reúne 91 profissionais de 12 instituições de pesquisa e desenvolvimento, tendo como sede o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O lançamento ocorreu no mês em que se celebra o Dia do Cacau, em 26 de março.
Coordenado pelo Ital, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Cacau 360° segue o modelo dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).
A proposta combina pesquisa aplicada, governança colaborativa e transferência de tecnologia, com foco na geração de soluções práticas e sustentáveis. O objetivo é aumentar a competitividade da cadeia produtiva do cacau no Brasil, integrando diferentes atores e competências.
A governança do projeto está organizada em cinco plataformas estratégicas, que atuam de forma complementar:
A proposta do Cacau 360° é consolidar uma cadeia produtiva mais resiliente, inovadora e equilibrada, por meio da integração entre pesquisa científica, produção e demandas de mercado.
O modelo segue a experiência de outros CCDs liderados pelo Ital, como a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), que já resultou em tecnologias aplicáveis ao setor produtivo, incluindo patente reconhecida.
O Cacau 360° conta com uma ampla rede de parceiros, envolvendo instituições públicas, universidades, empresas e entidades de apoio.
Entre os participantes estão órgãos da Secretaria de Agricultura de São Paulo, como o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto Biológico (IB), a Apta Regional e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Também integram a iniciativa instituições como UFSCar, USP (Cena), Uesc e Ceplac.
O projeto conta ainda com empresas como BioinFood, Gencau e Harald, além de apoio institucional de entidades como Abicab, Abiam, Adipa, FoodTech Hub Latam, Fundação Shunji Nishimura, Acirp e a Prefeitura de Campinas.
A iniciativa permanece aberta à entrada de novas instituições, empresas e organizações interessadas em contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau.
A proposta é ampliar a cooperação, fortalecer a inovação e estimular o crescimento sustentável do setor, consolidando o Brasil como referência na produção de cacau e derivados.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias