Pesquisas

Blog Ciência Educativa procura explicar conteúdos acadêmicos para o grande público

Organizado por alunas de graduação e pós graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e Unicamp, o blog "Ciência Informativa" divulga, desde setembro deste ano, matérias com explicações sobre o conteúdo de artigos científicos em uma linguagem simples e acessível ao público leigo


Publicado em: 07/11/2014 às 08:20hs

Blog Ciência Educativa procura explicar conteúdos acadêmicos para o grande público

Além das publicações semanais, contém uma seção para que o autor do trabalho possa publicar uma matéria sobre sua pesquisa.

Com publicações semanais, o conteúdo do Ciência Informativa tem como mote divulgar ciência para a população em geral, além do meio acadêmico. Além das publicações semanais, contém uma seção para que o autor do trabalho possa publicar uma matéria sobre sua pesquisa.

Dessa forma, a equipe responsável pelo blog convida a comunidade acadêmica - estudantes, docentes e funcionários - a visitar a página e, sobretudo, escrever sobre seus trabalhos, pois a tradução que é feita é um modo de divulgar a pesquisa, mas que deve ter como base texto escrito pelo próprio autor que é quem melhor conhece o assunto e quem pode melhor discutir e defender os seus resultados.

O lançamento da página Ciência Informativa ocorreu em 25 de setembro de 2014 e, em menos de um mês, obteve mais de 2.300 acessos, o que indica o grande potencial de impacto desse tipo de meio de comunicação. Desde seu lançamento, o blog já abordou A ferrugem do eucalipto: como combater essa doença?; Resistência dos patógenos da uva ao controle químico: como estudar esse fenômeno; A nova era da genética; Florestas são importantes apenas para evitar o racionamento, A genética e a restauração florestal; Alimentação e a boa nutrição.

Informações detalhadas sobre o projeto Ciência Informativa e como publicar podem ser encontradas em: www.ciencia-informativa.blogspot.com.

Equipe – O Ciência Informativa é administrado pelas estudantes de Ciências Biológicas da ESALQ, Jaqueline Raquel de Almeida e Nathalia Brancalleão, pelas pós-graduandas da ESALQ, Maria Letícia Bonatelli e Nathália de Moraes e pela pós-graduanda da Unicamp, Patricia Sanae Sujii.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Acom)USP ESALQ

◄ Leia outras notícias