Publicado em: 27/07/2022 às 13:40hs
Para prevenir e controlar o aparecimento de plantas daninhas nas lavouras, o produtor deve estar atento às boas práticas de manejo. A fim de contribuir com uma lavoura limpa de plantas indesejadas, a BASF apresentará soluções integradas com herbicidas e ferramentas digitais durante o XXXII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. O evento será realizado em Rio Verde, Goiás, nos dias 25 a 28 de julho.
A BASF tem um amplo portfólio de herbicidas para atender às necessidades de controle de plantas invasoras nos cultivos. Uma dessas soluções é o Heat®, herbicida indicado para controle das principais plantas daninhas e no manejo e prevenção de resistência. O produto contém o ingrediente ativo Saflufenacil, registrado com a marca global Kixor®, uma molécula especialmente desenvolvida para conter infestantes de folhas largas e de difícil controle em soja e outras culturas, além de apresentar rápida dessecação com baixas doses de uso.
Outra opção para o manejo eficiente das lavouras é o herbicida Finale®, à base de glufosinato de amônio, que com seu mecanismo de ação diferenciado promove o controle das plantas infestantes e contribui para o manejo da resistência. Finale® é um herbicida de contato, não-seletivo e que apresenta amplitude no aspecto de controle sobre as plantas daninhas.
“Sabemos que as plantas daninhas são um grande desafio para os agricultores. Prevenir e controlar o aparecimento das invasoras é importante para alcançar bons resultados. O manejo de resistências por meio da rotação de princípios ativos é indispensável para evitar perdas de produtividade dos cultivos”, comenta Sérgio Zambon, gerente Sênior de Desenvolvimento Técnico de Produto de Soluções para Agricultura da BASF.
Imagine aplicar o herbicida somente onde é necessário e sem desperdícios. Isso já é possível com o uso da tecnologia do xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF. Entre seus produtos está o xarvio® FIELD MANAGER, plataforma de gestão agronômica baseada em mapas customizados para a lavoura do agricultor, que tem como carro-chefe a solução de mapeamento de plantas daninhas, via drone, para localizar as áreas com maior infestação em cada talhão. No período entressafras, por exemplo, é possível fazer a aplicação de herbicidas pré-plantio com mais precisão, determinante para o plantio limpo da cultura.
Os resultados do uso do xarvio® FIELD MANAGER mostram que é viável produzir com mais eficiência no campo. Nas áreas mapeadas para o controle de plantas daninhas durante a safra 2021/22, por exemplo, a economia de insumos foi em média de 62%, entre herbicida, água, combustível e tempo de uso do maquinário. “As tecnologias embarcadas nas nossas soluções permitem ao agricultor trabalhar com dados precisos para a tomada de decisão no manejo. Juntos, o xarvio® FIELD MANAGER e o aplicativo xarvio® SCOUTING podem identificar mais de 400 espécies de plantas daninhas, determinar a sua cobertura e densidade, facilitando o trabalho no campo“, comenta Ricardo Arruda, gerente técnico do xarvio® Digital Farming Solutions.
“Além disso, nossa solução de Mapeamento Digital de Plantas Daninhas possibilita a aplicação localizada de herbicidas, ou seja, apenas onde existem planta daninhas, tanto em pré quanto em pós-emergência nas lavouras de soja e algodão e, em breve, na cana-de-açúcar”, finaliza o gerente.
Ainda no dia 27 de agosto, Guilherme Dressano, engenheiro agrônomo e especialista em herbicidas e plantas daninhas do xarvio®, estará no painel Agricultura 4.0 nas Plantas Daninhas com a palestra “Tecnologia e inteligência agronômica para o manejo de plantas daninhas“, na qual apresentará resultados relevantes das pesquisas com o Pulverizador Inteligente, solução desenvolvida pela Bosch BASF Smart Farming. O apresentação está marcada para acontecer das 13h às 15h, na Sala 3.
Para mais detalhes sobre o evento, clique neste link.
Fonte: BASF
◄ Leia outras notícias