Pesquisas

Avaliação do MAPA qualifica laboratório da Barenbrug do Brasil com excelência para análise de sementes

O Laboratório próprio de análises de sementes da Barenbrug do Brasil (LASBAR), empresa pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras, foi qualificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de testes de proficiência, como laboratório de excelência para realizar análise da viabilidade de sementes forrageiras.


Publicado em: 06/09/2021 às 16:00hs

Avaliação do MAPA qualifica laboratório da Barenbrug do Brasil com excelência para análise de sementes

Para receber a certificação do MAPA, o laboratório conta com a ISO 17.025, que preconiza diversos processos e requisitos que determinam o controle da qualidade dos ensaios, assegurando a rastreabilidade e confiabilidade dos resultados.

“Mais do que a certificação para comercializar nossas sementes, essa acreditação do MAPA proporciona para os nossos clientes, a garantia que os resultados presentes do boletim de análise de sementes são confiáveis, e eles podem constatar isso na formação da sua pastagem a campo. O laboratório de análise de sementes, dispõe de uma boa estrutura, equipamentos modernos e adequados, nossa equipe é muito qualificada. São profissionais proativos e com muita experiência, o que assegura um alto desempenho nos testes de proficiência conduzidos pelo MAPA. Obtivemos nota A nesta última avaliação no teste de viabilidade de sementes de forrageiras, demonstrando assim a capacidade deste time na entrega de resultados. conta Carlos Zacareli, Coordenador de Qualidade da Barenbrug do Brasil.

A avaliação dos resultados aplicados pelo Ministério da Agricultura é realizada através de um cálculo estatístico chamado ‘Z Score’. Esse cálculo é o mesmo aplicado pela ISTA (International Seed Testing Association), principal Associação Internacional de Testes de Sementes, que tem por objetivo desenvolver e divulgar procedimentos padrão no campo de testes de sementes e na avaliação de laboratórios de análise de sementes. 

“Nosso controle de qualidade é referência nacional. Prezamos internamente pela excelência no tratamento das sementes. Nossas sementes passam por várias etapas de testes, desde quando chegam até o momento em que são ensacadas para comercialização”, explica Zacareli.

A Barenbrug já participa como membro da ISTA, e está em fase de proficiência junto a entidade para conseguir a acreditação final. No Brasil atualmente apenas 2 laboratórios são credenciados, e os outros 5 laboratórios (incluindo Barenbrug) são membros.

 

Fonte: Barenbrug do Brasil

◄ Leia outras notícias