Pesquisas

Argentina aprova leveduras GM para produção de etanol

Autorização histórica busca impulsionar setor de combustíveis sustentáveis


Publicado em: 29/02/2024 às 14:50hs

Argentina aprova leveduras GM para produção de etanol

Argentina aprova leveduras GM para produção de etanol

A Argentina autorizou pela primeira vez a comercialização de quatro leveduras geneticamente modificadas (GM) para aumentar a produção de etanol por meio da fermentação de grãos, de acordo com um relatório arquivado na Rede Global de Informações Agrícolas do Serviço Agrícola Exterior do USDA em janeiro.

De acordo com o relatório, a autorização foi emitida em janeiro. 5 pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia. A aprovação é apoiada pela indústria e espera-se que ajude a impulsionar a produção de combustíveis sustentáveis.

A aprovação das quatro cepas foi solicitada pela Danisco Argentina S.A. Espera-se que a utilização das cepas de levedura aprovadas melhore os rendimentos da produção de etanol, reduza os custos de transporte, reduza as emissões de carbono e mitigue a deterioração da infraestrutura de transporte, de acordo com o relatório.

Dados separados publicados pelo USDA FAS GAIN em meados de 2023 indicam que a Argentina atualmente tem aproximadamente 22 usinas de etanol e esperava-se que produzisse cerca de 1,2 bilhão de litros (317,01 milhões de galões) de etanol no ano passado, o que equivale à utilização da capacidade de utilização de cerca de 71,4% de milho e melaço são as principais matérias-primas de etanol consumidas na Argentina, com 1,8 toneladas métricas de milho e 1,85 milhão de toneladas métricas de melaço que devem ser consumidas. A Argentina alcançou uma taxa de mistura de etanol de aproximadamente 11,7% em 2023.

  • Uma cópia completa do relatório GAIN pode ser baixada do site do USDA.

Fonte: Agência UDOP De Notícias

◄ Leia outras notícias