Publicado em: 30/01/2014 às 18:30hs
O evento foi realizado em uma área experimental, o Centro de Aprendizagem e Difusão, CAD. Este é o primeiro ano de pesquisa na área, mais que já possui muita informação para o agricultor. Para o pesquisador e coordenador do projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Leandro Zancanaro, as expectativas foram superadas. “Mesmo com chuva o público compareceu ao local bastante interessado nos trabalhos, todos direcionados a questões atuais e práticas. Os produtores demonstraram estar satisfeitos e ansiosos para as avalições depois da colheita dos ensaios. Eles andaram, avaliaram cada situação a campo que estamos desenvolvendo”, destacou.
Foram apresentados 11 estações, com temas específicos e com demonstrações a campo. Os visitantes embarcaram em “trenzinhos” e a cada 60 minutos passavam em uma dessas estações a escolha deles. Além disso, eles também ficaram livres para caminhar entre uma estação e outra. “Dessa forma, o produtor pode optar pelo assunto que mais lhe interessava, dando dinamismo ao dia de campo”, completa Zancanaro. Também houve a palestra com o Agrometereologista da Somar, Marco Antonio dos Santos.
Um dos assuntos abordados durante o dia de campo foi o manejo, o controle de plantas de soja dentro de lavouras de Crotalaria spectabilis e Crotalaria ocrholeuca. A pesquisadora em Nematologia da Fundação MT, Rosangela da Silva, orienta que se conheça bem a área antes de escolher a cultura de cobertura a cultivar dentro de um plano de rotação, pensando em manejo de nematoides. “Se o produtor não tiver conhecimento de quais nematoides são encontrados em suas áreas ele pode acabar aumentando as populações, já que determinadas culturas de cobertura fazem com que o número desses patógenos se eleve para a safra seguinte”, explica.
Além destes assuntos, outros também foram apresentados no Fundação MT em Campo em Nova Mutum como: Adubação foliar em soja; Estádios de dessecação da soja, Manejo da população de cultivares; Manejo de lagartas na cultura da soja; Estratégias de manejo de correção do solo x produtividade da soja; Manejo de doenças; Bicos de pulverização; Resposta a adubação, arranjo espacial de plantas de soja e vitrine de cultivares de soja.
Quem participou do evento também recebeu orientações do pesquisador José Francisco da Cunha da Téc Fértil sobre a relação de adubação e produtividade. De acordo com ele os ensaios realizados no CAD vão poder demonstrar se a produtividade está relacionada com a quantia de adubo que se usa. “O que vemos é que pode haver fatores limitantes da produtividade que não estão relacionados com a adubação, como o clima, cultivares, e etc. Quando se aduba é preciso analisar a resposta econômica e sustentabilidade disso”, relata.
O produtor de Comodoro-MT, Amir Agostinho Signor, avaliou positivamente o evento. “Venho buscar tecnologia, saber tudo que está acontecendo de novo e assim levar para minha propriedade”, conta. Já o Engenheiro Agrônomo, Gian Pablo Andrade de Melo, de Lucas do Rio Verde-MT, gostou do novo modelo de evento. “Achei muito prático, diferentes de assistirmos palestras. Realmente nos chama para o campo para vermos comparativos de diferentes tecnologias. Isso é muito importante para a tomada de decisões”, finaliza.
Campo Novo do Parecis – O Fundação MT em Campo também aconteceu em Campo Novo do Parecis, no dia 21. Lá o evento foi em formato indoor, onde pesquisadores da Fundação MT e parceiros fizeram um raio-x da safra 2013/2014 em seis propriedades daquela região. Durantes as visitas foram levantados gargalos e à noite mais de 170 produtores se reuniram com a equipe técnica para conhecer esses resultados da avaliação e em conjunto formular soluções. Dentro os assuntos abordados foram a Helicoverpa Spp., lagarta falsa medideira, nematoide, segunda safra de soja, etc.
Os eventos ainda acontecem em Sorriso no dia 5 de fevereiro, dia 7 em Rondonópolis, em Primavera do Leste no dia 12 e em Querência no dia 21.
Próximos eventos: O Fundação MT em Campo acontecerá também em : Sorriso, dia 05/02; Rondonópolis, dia 07/02; Primavera do Leste, dia 12/02; Querência, dia 21/02.
Fonte: Grupo Cultivar
◄ Leia outras notícias